Battery Park

Battery Park é o parque no extremo sul da ilha de Manhattan, de onde se contempla a baía de Nova York. Daqui partem as balsas que nos levam à Estátua da Liberdade

Battery Park, Nova York por Renato Bonomini (https://www.flickr.com/photos/renatobo/)

Endereço: 
Battery Park, Manhattan, New York City, NY
Ingresso: 
Gratuito

Situado no extremo sul da ilha de Manhattan, o Battery Park possui vinte e cinco acres de área verde cercada por diversas construções e arranha-céus, o que dá ao parque um ambiente que mistura natureza e cidade grande. Na parte noroeste do parque está a Battery Park City, uma área planejada construída sobre um aterramento nas décadas de 70 e 80 onde ficam o Robert F. Wagner Park e o Battery Park City Promenade. Além dos turistas, o local recebe diariamente um grande fluxo de nova-iorquinos que trabalham ao seu redor, sendo assim um dos parques urbanos mais importantes da cidade.

História

Desde o século XVII, essa parte da ilha de Manhattan já era conhecida como "battery", em português, "bateria", porque era ali que ficavam armas de artilharia posicionadas contra possíveis ataques estrangeiros. A ideia de construir um parque no local surgiu séculos mais tarde, a partir de 1850, período em que o governo de Nova York começou a investir na criação de parques urbanos para contrapor a expansão de prédios e construções que surgiam na cidade.

Durante o século XX, o parque passou por diversas modernizações, tendo inclusive sido ampliado em quase dois acres. Entre as décadas de 40 e 50, ele precisou ser parcialmente fechado enquanto o Battery Park Underpass, um grande túnel que passa pelo local, era construído. Anos mais tarde, em 1982, o parque foi declarado pelo governo do estado de Nova York como patrimônio histórico da cidade.

O que fazer no Battery Park?

Pelo fato de estar localizado a beira da baía de Nova York, o parque é ponto de partida para as balsas com destino à Liberty Island, que é onde se encontra a Estátua da Liberdade, um dos pontos turísticos mais famosos e visitados da cidade. Portanto, os visitantes que planejam visitar a Estátua da Liberdade podem aproveitar o passeio para explorar o parque, que encanta pela sua beleza e paisagens incríveis.

A vista do pôr do sol do local, por exemplo, é muito popular entre os nova-iorquinos, pois oferece uma bela visão panorâmica da baía. Além disso, o parque possui monumentos importantes espalhados por toda a sua extensão, como é o caso da estátua de bronze "The Sphere", uma peça de 22 toneladas que ficava na praça interna do World Trade Center e que agora fica em uma área do parque dedicada a homenagear as vítimas dos atentados de 11 de setembro.

Para completar, os turistas ainda podem simplesmente realizar caminhadas, andar de bicicleta ou fazer piqueniques nos jardins do local, uma atividade muito comum nos meses mais quentes do ano, entre maio e setembro.

Dica

No Castle Clinton, dentro do Battery Park, é onde você compra os ingressos para o passeio à Estátua da Liberdade. Se você for utilizar o New York CityPASS, também é no Castle Clinton que você troca o voucher pelo ingresso.