Carnegie Hall

Carnegie Hall é uma das salas de espetáculos mais famosas dos Estados Unidos, utilizada para concertos de música clássica e pop, reconhecida pela sua beleza, história e acústica

Carnegie Hall por Brook Ward (https://www.flickr.com/photos/brookward/)

Theme From New York, New York ao vivo no Carnegie Hall em 25 de Junho de 1980

Endereço: 
881 7th Ave, New York, NY 10019, EUA

Carnegie Hall é uma das casas de concertos mais antigas e prestigiadas de Nova York e dos Estados Unidos. Uma das razões para isso é o fato do local possuir uma acústica incrível, que faz a diferença para quem espera apreciar um bom espetáculo de música. Por isso, vários artistas consagrados utilizaram os auditórios do espaço ao longo dos anos, como por exemplo, Frank Sinatra, David Bowie, The Beatles e Ella Fitzgerald.

Está localizada em Midtown Manhattan, em meio a outras atrações turísticas de Nova York e perto do Central Park.

História

A construção do Carnegie Hall teve início no ano de 1890, patrocinada pelo magnata e filantropo Andrew Carnegie, que deu origem ao nome da casa de concertos. Seguindo o estilo renascentista de arquitetura, o projeto foi desenvolvido pelo arquiteto William Burnet Tuthill e ficou pronto em 5 de maio de 1891, dia em que abriu as portas oficialmente para o público com um espetáculo de música clássica conduzido pelo renomado maestro Walter Damrosch.

Apesar de finalizado, o local passou por várias reformas durante os anos de 1893 e 1896, com o intuito de adaptá-lo as demandas de uma grande casa de concertos. Ao todo, o lugar possui cerca de 3.700 assentos, que estão divididos entre três auditórios distintos. O maior deles é o salão principal, chamado oficialmente de Isaac Stern Auditorium, que tem capacidade para receber até 2.800 pessoas.

Listado entre os marcos históricos dos Estados Unidos, o local também é considerado como monumento histórico de Nova York, tendo em vista a sua importância para o cenário musical da cidade. Sendo assim, esse é um dos pontos turísticos imperdíveis para os visitantes que se interessam por música, história e arquitetura.

Por que o Carnegie Hall é importante?

Em seus mais de cem anos de existência, o local já recebeu cerca de 50 mil espetáculos, grande parte deles de música clássica, mas também inúmeros concertos de artistas de jazz, rock e música pop em geral. Para os visitantes que desejam ter a experiência de assistir um espetáculo de música no Carnegie Hall, o conforto e o atendimento oferecidos são considerados ótimos, além da estrutura dos assentos permitir que todos consigam ter uma boa visão do palco.

Outra opção para conhecer melhor o lugar é agendando uma visita guiada. Através do tour pela casa de concertos, que tem uma duração média de uma hora, os visitantes podem conhecer mais sobre a história do local, sobre as performances mais marcantes de grandes nomes da música realizadas nele e ainda visitar o saguão de entrada e os três auditórios que fazem parte da estrutura principal do edifício.

Após a visita, os turistas também tem a chance de conhecer os ótimos restaurantes que se encontram na região.