Cathedral of Saint John the Divine

Cathedral of Saint John the Divine é a quarta maior igreja Cristã do mundo e uma verdadeira obra de arte em Upper Manhattan

Cathedral of Saint John the Divine By Kripaks - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=15253996

Endereço: 
1047 Amsterdam Ave, New York, New York

Cathedral of Saint John the Divine é a maior catedral dos Estados Unidos, funcionando atualmente como a sede da Igreja Episcopal da cidade de Nova York. Grandiosa, a construção da catedral foi inspirada em dois estilos arquitetônicos diferentes, conferindo ao local uma identidade única e que impressiona os turistas que a visitam. Desse modo, a igreja é considerada como uma das paradas obrigatórias para os amantes de história e arquitetura.

História

O projeto de construir uma grande catedral anglicana em Nova York surgiu no final do século XIX, tendo como principal idealizador o arcebispo Henry Codman Potter. Assim, foi desenvolvido um concurso para escolher quais os arquitetos seriam responsáveis pela sua construção, o qual foi vencido por Christopher Grant LaFarge e George Lewis Heins.

A partir de então, a construção monumental de uma das maiores catedrais do mundo teve início em 1892, utilizando como grande inspiração o estilo bizantino de arquitetura. Contudo, conforme a igreja foi ganhando forma, uma parte dos religiosos que administravam a obra decidiu alterar o estilo bizantino pelo gótico, o que causou grandes mudanças no projeto inicial. Para dar continuidade a essas alterações, um novo arquiteto foi contratado para o trabalho, o especialista em construções góticas, Ralph Adams Cram.

Devido ao tamanho majestoso da catedral e o seu alto custo, as construções permaneceram em andamento por várias décadas, fazendo com que a igreja só pudesse ser aberta ao público em 1941. E mesmo após a sua inauguração, várias partes da Cathedral of Saint John the Divine foram sendo concluídas ao longo dos anos, além das reformas constantes e reparações para preservar ao máximo a sua estrutura original.

O que ver na Cathedral of Saint John the Divine?

Construída majoritariamente em pedra e granito, a catedral é um dos monumentos mais impressionantes de Nova York para quem aprecia arquitetura, sendo também um lugar rico em história para os turistas que querem aproveitar ao máximo a sua estadia na cidade. Portanto, logo ao chegar no local, os grandes destaques são a sua fachada imponente e o lindo jardim que o cerca, no qual se encontra a famosa Peace Fountain, ou em português, Fonte da Paz.

Com cerca de 12 metros de altura, a fonte foi idealizada com o objetivo de representar a vitória do bem sobre o mal, e tem ao seu redor várias placas com frases e poesias reflexivas de filósofos, poetas e artistas, como por exemplo, John Lennon e Henry Thoreau.

Apesar da parte externa ser muito bonita e ótima para se tirar fotos, o maior destaque da catedral é o seu interior, composto por várias capelas e com inúmeras estátuas e obras de arte desenvolvidas por diversos artistas diferentes ao longo de sua construção. Entre os pontos imperdíveis, está o imenso vitral de uma rosácea composto por cerca de 10 mil peças de cristal, um dos maiores dos Estados Unidos, que refletem a luz no interior da igreja de uma forma única e incomparável.

Anterior
Carnegie Hall
Próximo
Central Park