Central Park

Central Park, inaugurado em 1858, é um grande parque no meio de Manhattan, que oferece diversão, tranquilidade e um belo cenário aos milhões de turistas que o visitam todos os anos.

Central Park por Barry Solow (https://www.flickr.com/photos/baslow/)

Endereço: 
Central Park, Manhattan, New York City, New York
Ingresso: 
Gratuito

Central Park, em Nova York, é um dos parques urbanos mais visitados do mundo, somando cerca de 30 milhões de turistas ao ano. Com mais de 840 acres de extensão, o local se tornou um dos pontos turísticos preferidos da cidade, e pode ser visto em centenas de produções de Hollywood, o que contribuiu para torná-lo amplamente conhecido em todas as partes do planeta.

Considerado um verdadeiro oásis natural no meio da cidade de Nova York, o Central Park tem dezenas de atrativos que vão desde a homenagem a John Lennon até os gramados onde moradores e turistas de Nova York tomam sol no verão.

História

Desde o início do século XIX, já se falava sobre a importância de criar um parque urbano que pudesse trazer um pouco de natureza e tranquilidade para Nova York, que nesse período já crescia de forma rápida, com centenas de prédios e novas construções sendo erguidas anualmente. Por essa razão, em 1857, foi realizado um concurso, cujo objetivo era escolher o melhor projeto para a criação de um grande parque, localizado no coração da ilha de Manhattan.

O projeto escolhido foi o dos arquitetos Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux, que se tornaram então os responsáveis pelo design e pela expansão da imensa área verde que atualmente conhecemos como o Central Park. Aberto ao público no inverno de 1858, o parque ainda continuou sendo expandido e melhorado durante os anos seguintes, até chegar ao tamanho atual, em 1873.

A grande popularidade do local cresceu de forma surpreendente a partir dos anos de 1960, período no qual o parque passou a sediar festivais e eventos culturais, como apresentações da Orquestra Filarmônica de Nova York, atraindo assim um número cada vez maior de pessoas e se estabelecendo como um dos grandes símbolos da cidade.

O que ver no Central Park?


Com uma área de cerca de 3.41 km², o parque possui diversas atrações que merecem ser visitadas pelos turistas que passam por ele. Uma das mais famosas é o zoológico situado dentro do local, onde é possível observar centenas de animais como pinguins, leões e ursos polares, além de ter uma parte especial dedicada as crianças, na qual é permitido o contato direto com cabras e ovelhas, por exemplo.

Outra atração bastante conhecida do parque é o Castelo Belvedere, que foi construído ainda no século XIX e se encontra no topo de uma elevação rochosa original do local. Por ter um posicionamento estratégico, o Castelo foi utilizado por várias décadas como Observatório Meteorológico da cidade, e atualmente é um dos pontos favoritos dos turistas, que se encantam com a sua beleza e imponência.

Para os fãs de John Lennon e amantes de música, em geral, também é interessante conhecer o memorial construído em homenagem ao artista, chamado de Strawberry Fields. Localizado em uma parte do parque em que o músico costumava frequentar assiduamente, o memorial recebe bandas alternativas e artistas de rua que entoam os principais sucessos dos Beatles, sendo assim mais um ponto imperdível do local.

American Museum of Natural History As atrações turísticas de Nova York com ótimos descontos Battery Park Bronx Zoo
Brooklyn Botanic Garden Brooklyn Bridge Brooklyn Bridge Park Brooklyn Heights Promenade
Bryant Park Carnegie Hall Cathedral of Saint John the Divine Central Park
Central Park Zoo Charging Bull, o Touro de Wall Street Chinatown Chrysler Building
Citi Field Columbia University Columbus Circle Coney Island
Conservatory Garden Dakota Building Eataly Ellis Island
Empire State Building Estátua da Liberdade Federal Hall National Memorial Flatiron Building
Flushing Meadows-Corona Park Gantry Plaza State Park Governors Island Grand Central Terminal
Guggenheim Museum Gulliver's Gate Hayden Planetarium Herald Square
High Line Hudson River Park Intrepid Sea, Air & Space Museum Lincoln Center
Little Italy Madame Tussauds Madison Square Garden Madison Square Park
Memorial 11 de Setembro MetLife Stadium Metropolitan Museum MoMA - Museum of Modern Art
Neue Galerie New York New York Botanical Garden New York City Hall New York Stock Exchange
One World Trade Center Passeios românticos em Nova York Pontos turísticos de Nova York Prospect Park
Public Library Quinta Avenida Radio City Music Hall Riverside Park
Rockefeller Center Roosevelt Island South Street Seaport St. Patrick's Cathedral
St. Paul’s Chapel The Cloisters The Frick Collection The Morgan Library & Museum
The Plaza Hotel Times Square Top of the Rock Union Square
United Nations Wall Street Washington Square Park Whitney Museum
Woolworth Building Yankee Stadium