Central Park

Central Park, inaugurado em 1858, é um grande parque no meio de Manhattan, que oferece diversão, tranquilidade e um belo cenário aos milhões de turistas que o visitam todos os anos.

Central Park por Barry Solow (https://www.flickr.com/photos/baslow/)

Endereço: 
Central Park, Manhattan, New York City, New York
Ingresso: 
Gratuito

Central Park, em Nova York, é um dos parques urbanos mais visitados do mundo, somando cerca de 30 milhões de turistas ao ano. Com mais de 840 acres de extensão, o local se tornou um dos pontos turísticos preferidos da cidade, e pode ser visto em centenas de produções de Hollywood, o que contribuiu para torná-lo amplamente conhecido em todas as partes do planeta.

Considerado um verdadeiro oásis natural no meio da cidade de Nova York, o Central Park tem dezenas de atrativos que vão desde a homenagem a John Lennon até os gramados onde moradores e turistas de Nova York tomam sol no verão.

História

Desde o início do século XIX, já se falava sobre a importância de criar um parque urbano que pudesse trazer um pouco de natureza e tranquilidade para Nova York, que nesse período já crescia de forma rápida, com centenas de prédios e novas construções sendo erguidas anualmente. Por essa razão, em 1857, foi realizado um concurso, cujo objetivo era escolher o melhor projeto para a criação de um grande parque, localizado no coração da ilha de Manhattan.

O projeto escolhido foi o dos arquitetos Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux, que se tornaram então os responsáveis pelo design e pela expansão da imensa área verde que atualmente conhecemos como o Central Park. Aberto ao público no inverno de 1858, o parque ainda continuou sendo expandido e melhorado durante os anos seguintes, até chegar ao tamanho atual, em 1873.

A grande popularidade do local cresceu de forma surpreendente a partir dos anos de 1960, período no qual o parque passou a sediar festivais e eventos culturais, como apresentações da Orquestra Filarmônica de Nova York, atraindo assim um número cada vez maior de pessoas e se estabelecendo como um dos grandes símbolos da cidade.

O que ver no Central Park?


Com uma área de cerca de 3.41 km², o parque possui diversas atrações que merecem ser visitadas pelos turistas que passam por ele. Uma das mais famosas é o zoológico situado dentro do local, onde é possível observar centenas de animais como pinguins, leões e ursos polares, além de ter uma parte especial dedicada as crianças, na qual é permitido o contato direto com cabras e ovelhas, por exemplo.

Outra atração bastante conhecida do parque é o Castelo Belvedere, que foi construído ainda no século XIX e se encontra no topo de uma elevação rochosa original do local. Por ter um posicionamento estratégico, o Castelo foi utilizado por várias décadas como Observatório Meteorológico da cidade, e atualmente é um dos pontos favoritos dos turistas, que se encantam com a sua beleza e imponência.

Para os fãs de John Lennon e amantes de música, em geral, também é interessante conhecer o memorial construído em homenagem ao artista, chamado de Strawberry Fields. Localizado em uma parte do parque em que o músico costumava frequentar assiduamente, o memorial recebe bandas alternativas e artistas de rua que entoam os principais sucessos dos Beatles, sendo assim mais um ponto imperdível do local.