Chinatown

É o bairro que abriga a maior comunidade Chinesa no Ocidente. A região tem lojas de artes e antiguidades, restaurantes orientais, galerias e também recebe as festas orientais.

Chinatown, NYC por Machu nair (https://www.flickr.com/photos/61421052@N07/)

Endereço: 
Chinatown, Manhattan, New York City, New York

Chinatown é um bairro no Lower East Side de Manhattan, lar da maior comunidade Chinesa no Ocidente e onde é possível conhecer um pouco mais sobre a cultura oriental, encontrar alguns dos melhores restaurantes de comida chinesa em Nova York e fazer passeios que remetem às tradições e aos costumes da China. A vivacidade e o clima diferenciado do local fizeram com que ele rapidamente conquistasse o gosto popular, se tornando um cenário comum em filmes e programas de televisão, além de um ponto turístico imperdível para quem está visitando a cidade.

A região tem lojas de artes e antiguidades, restaurantes orientais, galerias e também recebe as festas orientais. A característica mais marcante de Chinatown é o fato dos moradores conseguirem manter vivos os idiomas e costumes orientais.

História

Segundo dados históricos, os primeiros imigrantes chineses chegaram em Nova York ainda no final do século XIX, e começaram a se mudar para a região de Chinatown pelo fato desta ser uma vizinhança menos nobre, já tradicionalmente habitada por imigrantes da Itália, que formaram a Little Italy nos seus arredores.

Contudo, por muitos anos o local teve poucos imigrantes chineses, algo que só começou a mudar após o final da Segunda Guerra Mundial, com o Ato de Imigração de 1965. Através desse ato, o governo dos Estados Unidos removeu uma série de restrições de imigração para cidadãos asiáticos, o que motivou a chegada de um grande fluxo de imigrantes da China e de Hong Kong em Nova York.

Portanto, durante as décadas de 70 e 80, o local cresceu de forma impressionante, se expandindo inclusive para uma parte da Little Italy. Com o passar dos anos, centenas de lojas e restaurantes de temática chinesa foram abertos nessa vizinhança, criando assim uma das maiores comunidades chinesas fora da China. Tudo isso fez com que a região se tornasse em 2010 um dos registros históricos da cidade.

O que fazer em Chinatown?

Para conhecer Chinatown, o ideal é fazer uma caminhada por suas ruas, ver os produtos exóticos dos Chineses, sentir seus aromas e apreciar suas cores.

Mott Street é considerada a principal rua e coração de Chinatown. É legal caminhar na Mott Street entre a Canal Street e a Park Row. A Canal Street também é uma importante rua de Chinatown, cheia de camelôs vendendo bolsas e relógios falsos. A terceira rua mais interessante é Orchard Street.

Os turistas que visitam essa vizinhança podem aproveitar para frequentar ótimos restaurantes de culinária chinesa por preços populares, como é o caso do 456 Shanghai Cuisine, ou ainda a sorveteria Ice Cream Factory, conhecida por seus sorvetes de sabores exóticos e típicos do país asiático. Outro ponto alto da região são as suas lojas de lembranças, souvenirs e artigos diversos que são vendidos por preços inferiores àqueles praticados no restante da cidade.

Além disso, essa região também possui alguns lugares interessantes de se visitar, como o Museum of Chinese in America (MOCA). Focado em contar um pouco mais sobre a história da cultura chinesa nas Américas, o museu possui áreas dedicadas as vestimentas, a culinária e aos costumes locais, tudo exposto em ordem cronológica, o que o torna mais didático e de fácil compreensão.

Por fim, os turistas que passam pelo local não podem deixar de conhecer o Mahayana Buddhist Temple, um dos maiores templos budistas dos Estados Unidos. Nele, é possível encontrar uma estátua de Buda em uma lótus e um ambiente tranquilo e silencioso em meio a agitação novaiorquina, sendo assim um lugar onde se pode vislumbrar com mais clareza os hábitos e a religião dos chineses.

American Museum of Natural History As atrações turísticas de Nova York com ótimos descontos Battery Park Bronx Zoo
Brooklyn Botanic Garden Brooklyn Bridge Brooklyn Bridge Park Brooklyn Heights Promenade
Bryant Park Carnegie Hall Cathedral of Saint John the Divine Central Park
Central Park Zoo Charging Bull, o Touro de Wall Street Chinatown Chrysler Building
Citi Field Columbia University Columbus Circle Coney Island
Conservatory Garden Dakota Building Eataly Ellis Island
Empire State Building Estátua da Liberdade Federal Hall National Memorial Flatiron Building
Flushing Meadows-Corona Park Gantry Plaza State Park Governors Island Grand Central Terminal
Guggenheim Museum Gulliver's Gate Hayden Planetarium Herald Square
High Line Hudson River Park Intrepid Sea, Air & Space Museum Lincoln Center
Little Italy Madame Tussauds Madison Square Garden Madison Square Park
Memorial 11 de Setembro MetLife Stadium Metropolitan Museum MoMA - Museum of Modern Art
Neue Galerie New York New York Botanical Garden New York City Hall New York Stock Exchange
One World Trade Center Passeios românticos em Nova York Pontos turísticos de Nova York Prospect Park
Public Library Quinta Avenida Radio City Music Hall Riverside Park
Rockefeller Center Roosevelt Island South Street Seaport St. Patrick's Cathedral
St. Paul’s Chapel The Cloisters The Frick Collection The Morgan Library & Museum
The Plaza Hotel Times Square Top of the Rock Union Square
United Nations Wall Street Washington Square Park Whitney Museum
Woolworth Building Yankee Stadium