Columbia University

É a universidade mais antiga de Nova York, onde estudou Barack Obama e outros 2 presidentes

Alma Mater, Columbia University por Mike Steele (https://www.flickr.com/photos/21022123@N04/)

Endereço: 
116th St & Broadway, New York, NY 10027, Estados Unidos
Ingresso: 
Gratuito

Membro da Ivy League, grupo seleto que reúne apenas as melhores universidades norte-americanas, a Columbia University é um dos principais centros de ensino do mundo. Localizada na região norte da ilha de Manhattan, a universidade já formou personalidades ilustres como os ex-presidentes Theodore e Franklin Roosevelt, e atualmente, pode ser visitada pelos turistas que desejam conhecer um pouco da sua gigantesca estrutura.

História

Criada em 1754, antes da independência dos Estados Unidos, a Columbia University foi a primeira instituição de ensino do estado de Nova York, e foi nomeada inicialmente de King’s College. Seu intuito era educar os filhos das lideranças coloniais que se estabeleceram na América e assim desenvolver profissionais bem qualificados para trabalharem pelo progresso da colônia.

Em 1897, a universidade se mudou de sua locação original para o local em que se encontra atualmente, ao norte da ilha de Manhattan. Nesse período, os seus prédios foram construídos tendo como inspiração o estilo de arquitetura neoclássico, projetados pelos arquitetos McKim, Mead e White.

No decorrer do século XX, a universidade se destacou por aderir posições liberais em relação a situações polêmicas, como por exemplo, a Guerra do Vietnã nos anos 60. Nessa época, os estudantes de Columbia protestaram arduamente contra o conflito através de manifestações, protestos e até mesmo do fechamento do campus como sinal de revolta.

O que ver em Columbia University?

Atualmente, o campus da universidade ocupa vários quarteirões de Nova York e permanece se expandindo, sendo assim um local cheio de pontos interessantes para serem descobertos. Para muitos, um dos lugares imperdíveis de se conhecer é o prédio da Low Library, que é onde se encontra a Biblioteca de Columbia. Além de ter uma construção imponente, inspirada no estilo do Pantheon de Roma, a biblioteca também se destaca por ser uma das maiores e mais completas do país, o que definitivamente faz valer a pena ao menos uma visita rápida ao local.

Seguindo com o passeio pelo campus, os turistas podem aproveitar para conhecer os jardins da universidade, que além de serem muito bem cuidados e ótimos para se tirar fotos, também são uma parte bastante conhecida da universidade pois já serviram como cenário de filmes como "O Homem Aranha" e "Hannah and her Sisters".

Também são nos jardins de Columbia em que se encontram várias esculturas e obras de arte que fazem do local um verdadeiro museu a céu aberto. A mais importante delas é a Alma Mater, uma representação em bronze da deusa Atena feita pelo artista Daniel Chester French, a qual foi oferecida como presente para a universidade no início do século XX.