Coney Island

Coney Island Boardwalk by Shinya Suzuki (https://www.flickr.com/photos/shinyasuzuki/)

Endereço: 
Coney Island, New York City, New York

Coney Island é uma península localizada no Brooklyn, onde os visitantes conseguem ter uma experiência completamente diferente do cenário cosmopolita da ilha de Manhattan. Com parques de diversão, praias e um clima que lembra o litoral da Califórnia, o local é uma parada imperdível para os turistas que querem um programa leve e descontraído. Além disso, desde que passou por um amplo processo de revitalização, a península se tornou ainda mais atrativa, com novas opções de entretenimento e uma infraestrutura completa, capaz de receber milhares de visitantes diariamente.

História

No final do século XIX, a partir dos anos de 1880, foi quando os primeiros brinquedos e parques de diversão de Coney Island começaram a ser construídos. Até a década de 20 o local cresceu de forma tão rápida que chegou a ser considerado como o maior complexo de parques de diversão dos Estados Unidos, recebendo anualmente milhares de turistas de todas as partes do país.

Atualmente, os parques do local não estão mais entre os maiores, porém eles se destacam por sua atmosfera vintage e clássica, tendo em vista que vários brinquedos ainda fazem parte da estrutura original dos parques. Além disso, o charme do local é tão grande que ele já foi citado em vários clássicos da literatura, como em "The Great Gatsby", e também apareceu em diversos filmes como "Uptown Girls".

O que fazer em Coney Island?

Um passeio completo pelas principais atrações da península pode levar facilmente um dia inteiro, pois são muitas as opções de lazer do local. Entre elas, é impossível não citar o Luna Park, um parque de diversões muito tradicional, que existe desde o ano de 1903.

Apesar de ter passado por vários processos de reforma e modernização ao longo do tempo, o Luna Park ainda mantém alguns dos seus brinquedos mais famosos, que serviram como cenário de inúmeros filmes e programas de televisão. Um exemplo disso é a Wonder Wheel, uma roda gigante de aproximadamente 45 metros de altura, e também a Cyclone, que foi uma das primeiras montanhas-russas dos Estados Unidos, construída quase inteiramente em madeira e aberta ao público em 1927. Hoje em dia, a Cyclone está revitalizada e possui uma queda de 26 metros de altura, sendo um dos brinquedos mais populares do Luna Park.

Além do parque de diversões, outro local imperdível é o New York Aquarium, que é o maior e mais completo aquário de Nova York. Nele, os visitantes conseguem observar o habitat de pinguins, tubarões, leões-marinhos, lontras e várias outras espécies. Durante a visita, é possível acompanhar o Aquatheater, que consiste em uma série de performances feitas pelos leões-marinhos com a orientação de treinadores qualificados para exercer esse tipo de espetáculo. Para completar, também existe um cinema 4D no aquário em que são exibidos filmes 3D com efeitos sensoriais sobre a vida dos animais marinhos, uma experiência interessante para crianças e adultos.

Por último mas não menos importante, os turistas que visitam a península não podem deixar de dar um passeio pelo calçadão da Brighton Beach, considerada como uma praia relaxante e com vistas incríveis. Os restaurantes e as lojas que ficam ao redor da praia possuem um estilo bastante diferente do restante de Nova York, pois essa é uma região com muitos imigrantes do leste europeu. Desse modo, o local acabou adquirindo várias características que remetem à essa região da Europa, como o requinte das construções e os restaurantes com pratos típicos de países como Ucrânia e Rússia.

Sendo assim, reservar um dia da viagem para visitar essa charmosa região do Brooklyn é uma opção muito indicada para os turistas que desejam conhecer uma faceta diferente da cidade de Nova York, e ainda assim muito divertida e surpreendente.