Estátua da Liberdade

É o maior símbolo de Nova York e dos Estados Unidos. Presente da França aos Estados Unidos, representa Libertas, a Deusa Romana da Liberdade, que segura uma tocha e uma 'tabula ansata' (tábua de leis) com a data da Independência dos EUA (4/7/1776)

Estátua da Liberdade por James Davis (https://www.flickr.com/photos/jamesdonavon/)

Endereço: 
Liberty Island, Nova York

Principal cartão-postal da cidade de Nova York, a Estátua da Liberdade também é uma das Sete Novas Maravilhas do mundo, o que a torna um ponto turístico bastante visitado e aclamado pelos turistas. Todos os anos, quase cinco milhões de pessoas a visitam e se encantam com a sua imponência, pois somando-se a altura da base e da estátua, o monumento possui quase 100 metros, e pode ser visto de vários partes da cidade.

História

A Estátua da Liberdade foi um presente da França para os Estados Unidos em comemoração ao centenário da independência norte-americana, comemorado no ano de 1876. A elaboração e a construção da estátua contou com grandes nomes da arquitetura francesa, como o famoso arquiteto Alexandre Gustave Eiffel, que alguns anos mais tarde seria o responsável pelo projeto da Torre Eiffel. O escultor do monumento, por sua vez, foi Frederic-Auguste Bartholdi, o qual teria se inspirado na própria mãe ao criar o rosto da estátua.

Quando terminou de ser construída, em 1884, a estátua foi desmontada em centenas de peças e enviada aos Estados Unidos em um navio. Contudo, a sua inauguração oficial só ocorreu em 28 de outubro de 1886, pois foram necessários vários meses para que o monumento fosse devidamente montado e fixado em solo americano.

Atualmente, além de um importante ponto turístico de Nova York, a estátua também é considerada como um Patrimônio Mundial da UNESCO, pela sua grande importância histórica e cultural.

O que ver na Estátua da Liberdade?

Por estar localizada em uma pequena ilha chamada Liberty Island, o único meio de chegar até a estátua são através de barcos que realizam esse trajeto entre alguns pontos de Manhattan e o local. Ao chegar na ilha, os visitantes podem começar o passeio conhecendo um antigo forte, que nos dias de hoje funciona como o Museu da Liberdade, um espaço dedicado a história do monumento e no qual se encontra em exposição a tocha original da estátua, que foi substituída por uma nova no ano de 1986.

Seguindo com a visita, os turistas que desejarem também podem comprar ingressos para subir até o pedestal ou ainda até a coroa da estátua, lembrando que não existe elevador para auxiliar no percurso, sendo necessário subir cerca de 215 degraus até o pedestal, e 354 até a coroa.

A grande vantagem dos turistas que sobem até os pontos mais altos do monumento, além da vista espetacular da região, é a possibilidade de observar melhor os detalhes da estátua, como por exemplo, os dizeres que estão gravados na tábua que ela carrega em sua mão esquerda: 4 de Julho de 1776, em números romanos, que é o dia da independência dos Estados Unidos.

O passeio

A Estátua da Liberdade fica na Liberty Island e o acesso se dá através de balsas. Para visitá-la, compre o ingresso no Castle Clinton, no Battery Park, ao sul de Manhattan. A balsa opera das 9h às 15h30, com o último retorno às 17h. No verão, o horário inicial é 8h30, com a última ida as 16h30 e último retorno às 18h15. O intervalo entre as balsas varia de 30 a 45 minutos.

O passeio todo, dura cerca de 3 horas e, dependendo do dia, você pode esperar mais de 90 minutos para embarcar. Então a nossa melhor dica é para você ir cedo e evitar pegar filas, balsas cheias, ilha cheia e o estresse de ficar controlando a hora de voltar. Na balsa, o melhor lado para tirar fotos é o direito na ida e o esquerdo na volta.

Neste passeio para a Estátua da Liberdade há uma parada na Ellis Island, onde fica o Museu da Imigração. Você poderá descer e conhecer o local. Para aproveitar bem, você deve embarcar na balsa em Manhattan até as 13h. O museu começa a ser fechado as 16h45 e a última balsa de retorno sai as 17h15. Se você pagar a última balsa para a Liberty Island, provavelmente não conseguirá visitar a Ellis Island, daí mais um motivo para ir cedo ao passeio.

Ingressos

Você pode comprar os ingressos para a Estátua da Liberdade diretamente do site oficial. Observe que há ingressos para o pedestal e ingressos para subir até a coroa da estátua.

Outra opção é comprar o CityPASS e obter ingressos com descontos para algumas das principais atrações turísticas de Nova York. Nas vezes em que utilizamos o CityPASS para ir até a Estátua da Liberdade, havia um guichê deles juntamente com os guichês de venda de ingressos no Castle Clinton, o que facilitou muito trocar o voucher pelo ingresso. O processo foi rápido e sem nenhuma complicação.

O ingresso adquirido no CityPASS não dá direito de subir à coroa.

Pontos turísticos próximos

Aproveite mais o seu passeio conhecendo os pontos turísticos do Financial District que podem ser visitados no mesmo dia em que você for à Estátua da Liberdade.

Confira também o nosso resumo de pontos turísticos de Nova York para planejar os seus próximos passeios.

American Museum of Natural History As atrações turísticas de Nova York com ótimos descontos Battery Park Bronx Zoo
Brooklyn Botanic Garden Brooklyn Bridge Brooklyn Bridge Park Brooklyn Heights Promenade
Bryant Park Carnegie Hall Cathedral of Saint John the Divine Central Park
Central Park Zoo Charging Bull, o Touro de Wall Street Chinatown Chrysler Building
Citi Field Columbia University Columbus Circle Coney Island
Conservatory Garden Dakota Building Eataly Ellis Island
Empire State Building Estátua da Liberdade Federal Hall National Memorial Flatiron Building
Flushing Meadows-Corona Park Gantry Plaza State Park Governors Island Grand Central Terminal
Guggenheim Museum Gulliver's Gate Hayden Planetarium Herald Square
High Line Hudson River Park Intrepid Sea, Air & Space Museum Lincoln Center
Little Italy Madame Tussauds Madison Square Garden Madison Square Park
Memorial 11 de Setembro MetLife Stadium Metronome Metropolitan Museum
MoMA - Museum of Modern Art Neue Galerie New York New York Botanical Garden New York City Hall
New York Stock Exchange One World Trade Center Passeios românticos em Nova York Pontos turísticos de Nova York
Prospect Park Public Library Quinta Avenida Radio City Music Hall
Riverside Park Rockefeller Center Roosevelt Island South Street Seaport
St. Patrick's Cathedral St. Paul’s Chapel The Cloisters The Frick Collection
The Morgan Library & Museum The Plaza Hotel Times Square Top of the Rock
Union Square United Nations Wall Street Washington Square Park
Whitney Museum Woolworth Building Yankee Stadium