Flushing Meadows-Corona Park

Flushing Meadows-Corona Park é um dos maiores parques de Nova York, localizado no Queens, famoso pela escultura Unisphere e por ter sediado duas feiras mundiais.

Flushing Meadows-Corona Park por gigi_nyc (https://www.flickr.com/photos/76807015@N03/)

Endereço: 
Flushing Meadows-Corona Park, Nova York

Flushing Meadows-Corona Park é um dos maiores parques públicos de Nova York, localizado no Queens e conhecido por sua imensa área verde onde moradores e turistas aproveitam para praticar caminhadas e fazer piqueniques. Além disso, o parque se encontra próximo de outros pontos turísticos da região, como o Zoológico e o Jardim Botânico do Queens, sendo assim uma parada imperdível para quem está programando um passeio pelo distrito.

História

A ideia de construir um parque nessa região do Queens surgiu ainda nos anos 20, e foi apoiada por Robert Moses, comissário do Departamento de Parques Públicos da cidade. Apesar disso, o projeto só começou a ser desenvolvido realmente no final da década de 30, quando ficou definido que o novo parque seria utilizado para sediar a Feira Mundial de Nova York de 1939-40, uma grande exposição universal que contou com a presença de figuras ilustres, como o então presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt.

Apesar do grande sucesso do evento, a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial reduziu o orçamento previsto para o Flushing Meadows Corona Park, fazendo com que o local permanecesse esquecido durante os anos seguintes. Esse cenário só começou a ser contornado quando o parque foi escolhido como sede para um novo evento, a Feira Mundial do ano de 1964.

Para a ocasião, o parque ganhou novos monumentos e atrações permanentes que se encontram nele até os dias de hoje. Nesse período, a administração pública também decidiu explorar o grande potencial do parque e adicionou novas instalações e um design reestruturado, desenvolvido pelos arquitetos Marcel Breuer e Kenzo Tange. Desde então, o local se estabeleceu de forma definitiva como um dos parques públicos mais importantes da cidade.

O que fazer no Flushing Meadows-Corona Park?

Além de ideal para fazer caminhadas e praticar exercícios ao ar livre, o parque também possui monumentos famosos, como a Unisphere. Criada especialmente para a Feira Mundial de 1964, essa escultura em aço inox do tamanho de um prédio de 12 andares foi projetada para representar o globo terrestre e celebrar a era espacial que estava sendo promovida no período. Atualmente, a grandiosidade e imponência do monumento chamam a atenção de quem visita o local, sendo assim uma visita obrigatória para os turistas que passam pelo parque.

Dando continuidade ao passeio, o parque também conta com outras esculturas como a "Freedom of the Human Spirit" do artista Marshall Fredericks, e a "Rocket Thrower" de Donald De Lue. Para os visitantes que se interessam por história, uma opção interessante é passar pelo Queens Museum, que se encontra dentro do parque. Nele, é possível conhecer mais sobre a história da região e ter um vislumbre da importância do bairro para a cidade.

Sendo assim, vale a pena dedicar algumas horas para visitar esse parque, que para muitos é conhecido como o "Central Park do século XX" devido a importância que o Flushing Meadows-Corona Park alcançou ao sediar as Feiras Mundiais e atrair milhões de visitantes anualmente.

American Museum of Natural History As atrações turísticas de Nova York com ótimos descontos Battery Park Bronx Zoo
Brooklyn Botanic Garden Brooklyn Bridge Brooklyn Bridge Park Brooklyn Heights Promenade
Bryant Park Carnegie Hall Cathedral of Saint John the Divine Central Park
Central Park Zoo Charging Bull, o Touro de Wall Street Chinatown Chrysler Building
Citi Field Columbia University Columbus Circle Coney Island
Conservatory Garden Dakota Building Eataly Ellis Island
Empire State Building Estátua da Liberdade Federal Hall National Memorial Flatiron Building
Flushing Meadows-Corona Park Gantry Plaza State Park Governors Island Grand Central Terminal
Guggenheim Museum Gulliver's Gate Hayden Planetarium Herald Square
High Line Hudson River Park Intrepid Sea, Air & Space Museum Lincoln Center
Little Italy Madame Tussauds Madison Square Garden Madison Square Park
Memorial 11 de Setembro MetLife Stadium Metropolitan Museum MoMA - Museum of Modern Art
Neue Galerie New York New York Botanical Garden New York City Hall New York Stock Exchange
One World Trade Center Passeios românticos em Nova York Pontos turísticos de Nova York Prospect Park
Public Library Quinta Avenida Radio City Music Hall Riverside Park
Rockefeller Center Roosevelt Island South Street Seaport St. Patrick's Cathedral
St. Paul’s Chapel The Cloisters The Frick Collection The Morgan Library & Museum
The Plaza Hotel Times Square Top of the Rock Union Square
United Nations Wall Street Washington Square Park Whitney Museum
Woolworth Building Yankee Stadium