Flushing Meadows-Corona Park é um dos maiores parques de Nova York, localizado no Queens, famoso pela escultura Unisphere e por ter sediado duas feiras mundiais.
Flushing Meadows-Corona Park é um dos maiores parques públicos de Nova York, localizado no Queens e conhecido por sua imensa área verde onde moradores e turistas aproveitam para praticar caminhadas e fazer piqueniques. Além disso, o parque se encontra próximo de outros pontos turísticos da região, como o Zoológico e o Jardim Botânico do Queens, sendo assim uma parada imperdível para quem está programando um passeio pelo distrito.
História
A ideia de construir um parque nessa região do Queens surgiu ainda nos anos 20, e foi apoiada por Robert Moses, comissário do Departamento de Parques Públicos da cidade. Apesar disso, o projeto só começou a ser desenvolvido realmente no final da década de 30, quando ficou definido que o novo parque seria utilizado para sediar a Feira Mundial de Nova York de 1939-40, uma grande exposição universal que contou com a presença de figuras ilustres, como o então presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt.
Apesar do grande sucesso do evento, a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial reduziu o orçamento previsto para o Flushing Meadows Corona Park, fazendo com que o local permanecesse esquecido durante os anos seguintes. Esse cenário só começou a ser contornado quando o parque foi escolhido como sede para um novo evento, a Feira Mundial do ano de 1964.
Para a ocasião, o parque ganhou novos monumentos e atrações permanentes que se encontram nele até os dias de hoje. Nesse período, a administração pública também decidiu explorar o grande potencial do parque e adicionou novas instalações e um design reestruturado, desenvolvido pelos arquitetos Marcel Breuer e Kenzo Tange. Desde então, o local se estabeleceu de forma definitiva como um dos parques públicos mais importantes da cidade.
O que fazer no Flushing Meadows-Corona Park?
Além de ideal para fazer caminhadas e praticar exercícios ao ar livre, o parque também possui monumentos famosos, como a Unisphere. Criada especialmente para a Feira Mundial de 1964, essa escultura em aço inox do tamanho de um prédio de 12 andares foi projetada para representar o globo terrestre e celebrar a era espacial que estava sendo promovida no período. Atualmente, a grandiosidade e imponência do monumento chamam a atenção de quem visita o local, sendo assim uma visita obrigatória para os turistas que passam pelo parque.
Dando continuidade ao passeio, o parque também conta com outras esculturas como a "Freedom of the Human Spirit" do artista Marshall Fredericks, e a "Rocket Thrower" de Donald De Lue. Para os visitantes que se interessam por história, uma opção interessante é passar pelo Queens Museum, que se encontra dentro do parque. Nele, é possível conhecer mais sobre a história da região e ter um vislumbre da importância do bairro para a cidade.
Sendo assim, vale a pena dedicar algumas horas para visitar esse parque, que para muitos é conhecido como o "Central Park do século XX" devido a importância que o Flushing Meadows-Corona Park alcançou ao sediar as Feiras Mundiais e atrair milhões de visitantes anualmente.