Gantry Plaza State Park

Gantry Plaza State Park é um parque no Queens de onde podemos tirar fotos perfeitas de Manhattan e de pontos turísticos como a United Nations e o Empire State Building

Gantry Plaza State Park por Young Sok Yun 윤영석 (https://www.flickr.com/photos/pabo76/)

Endereço: 
Gantry Plaza State Park, Queens, Nova York

Gantry Plaza State Park é um parque estadual, com cerca de 16 hectares de extensão, localizado no Queens. Com vistas incríveis da ilha de Manhattan e de pontos turísticos como a United Nations e o Empire State Building, o local é muito visitado durante a tarde, especialmente no pôr-do-sol, pois oferece aos turistas um ambiente tranquilo e agradável, ótimo para curtir uma das paisagens mais bonitas de Nova York.

História

O local em que o Gantry Plaza State Park se encontra atualmente funcionou durante várias décadas do século XX como uma docas. Por esse motivo, quando a ideia de transformar a região em um parque surgiu nos anos 90, os responsáveis pelo projeto decidiram manter algumas instalações antigas que faziam parte das docas, com o objetivo de manter parte da história original do lugar no novo parque que estava sendo criado.

Desse modo, o parque foi aberto ao público no ano de 1998, inicialmente em um tamanho menor, que foi sendo expandido gradualmente conforme novas partes iam sendo finalizadas. Os principais nomes que encabeçaram o projeto original do parque foram os arquitetos novaiorquinos Lee Weintraub e Thomas Balsley, os quais foram responsáveis pela definição de qual seria o estilo e a concepção do Gantry Plaza.

Pouco tempo após a sua inauguração, o parque já se estabeleceu como ponto turístico de Nova York ao aparecer com grande destaque em filmes como "The Interpreter" e "Munish", o que contribuiu para despertar o interesse dos turistas em relação ao local.

O que fazer no Gantry Plaza State Park?

Com um ambiente calmo e encantador, o parque possui um amplo gramado para os visitantes que quiserem organizar piqueniques ou simplesmente curtir um dia ensolarado em meio a natureza. Para as famílias com crianças, o local também oferece uma boa infraestrutura, com brinquedos e atrações capazes de entreter os pequenos por bastante tempo.

Uma opção muito popular entre os visitantes é utilizar o parque para fazer caminhadas ou outras atividades físicas com tranquilidade, tendo em vista que o local não costuma ficar muito cheio como grande parte dos parques urbanos de Nova York. Para completar, a vista incrível da ilha de Manhattan à beira do East River funciona como um ótimo cenário para tirar fotos e ter recordações da viagem.

Além disso, é dentro das imediações do parque que se encontra uma grande placa de neon da marca Pepsi Cola, a qual possui cerca de 18 metros de altura e foi instalada na região no ano de 1936. Por chamar bastante atenção, essa placa se tornou popular entre os visitantes que passam pelo local, e é considerada desde 2016 como um marco histórico da cidade.