Grand Central Terminal

Grand Central Terminal é o maior terminal de trens do mundo em número de plataformas: são 44 com 67 trilhos entre elas. Fica no centro de Manhattan e sua arquitetura é incrível!

Grand Central Terminal by Chris Chabot (https://www.flickr.com/photos/chrischabot/)

Endereço: 
89 E 42nd St, Nova York
Ingresso: 
Gratuito

Considerada a maior estação de trem do mundo, o Grand Central Terminal possui uma infraestrutura impressionante, com 44 plataformas e 67 linhas ferroviárias. Construída ainda no início do século XX, a estação faz parte da história de Manhattan e, nos dias de hoje, é um dos cenários preferidos para a gravação de filmes e programas de televisão, devido a sua grandiosidade e magnitude.

História

Inaugurado em 1913, o Grand Central Terminal se encontra no mesmo local onde, no final do século XIX, funcionaram outras duas estações de trem. Um dos principais destaques da estação é a sua arquitetura inspirada no estilo Beaux-Arts, que utiliza elementos gregos e romanos em conjunto com ideais renascentistas. Por esse motivo, a fachada do local chama bastante atenção em meio as ruas movimentadas de Nova York.

Em 1976, a estação foi nomeada como Marco Histórico Nacional, com o objetivo de proteger a sua estrutura original de possíveis intervenções. Contudo, nesses mais de cem anos de existência, o local já passou por alguns processos de reforma, sendo o último deles em 1996, período no qual a estação foi modernizada e melhorada, ainda assim mantendo os detalhes do edifício originário.

Atualmente, estima-se que cerca de 750.000 pessoas passam pela estação todos os dias, a maior parte desse número sendo de passageiros que utilizam o trem para ir e voltar do trabalho. Porém, o local também tem sido bastante visitado pelos turistas, que através de um passeio pela estação conseguem conhecer um pouco mais sobre a cultura e o cotidiano dos nova-iorquinos.

O que ver no Grand Central Terminal?

Muito mais do que uma estação, o local se tornou, com o passar dos anos, um autêntico complexo comercial e gastrônomico. Ao todo são 68 lojas, 35 restaurantes e um mercado conhecido como Grand Central Market, no qual é possível encontrar uma grande variedade de comidas típicas da região, sendo assim um dos mercados mais interessantes de Nova York.

Com tantas opções de restaurantes, os turistas que visitam a estação podem escolher qual tipo de comida desejam comer, entre as culinárias japonesa, mexicana, oriental e tailandesa, por exemplo. Porém, o restaurante mais tradicional do local é o Oyster Bar, criado ainda em 1913, no ano de inauguração da estação. Especializado em frutos do mar, o grande forte do restaurante são as ostras, oferecidas em dezenas de pratos distintos.

Além das lojas e restaurantes, os visitantes não podem deixar de apreciar a riqueza de detalhes da estação, a começar pelo seu teto, que possui uma belíssima pintura de um céu estrelado. Próximo ao balcão de informações, também se encontra o famoso relógio de quatro faces, que por ser feito de opala, possui um valor estimado em mais de 10 milhões de dólares, sendo assim um dos principais símbolos do local.

American Museum of Natural History As atrações turísticas de Nova York com ótimos descontos Battery Park Bronx Zoo
Brooklyn Botanic Garden Brooklyn Bridge Brooklyn Bridge Park Brooklyn Heights Promenade
Bryant Park Carnegie Hall Cathedral of Saint John the Divine Central Park
Central Park Zoo Charging Bull, o Touro de Wall Street Chinatown Chrysler Building
Citi Field Columbia University Columbus Circle Coney Island
Conservatory Garden Dakota Building Eataly Ellis Island
Empire State Building Estátua da Liberdade Federal Hall National Memorial Flatiron Building
Flushing Meadows-Corona Park Gantry Plaza State Park Governors Island Grand Central Terminal
Guggenheim Museum Gulliver's Gate Hayden Planetarium Herald Square
High Line Hudson River Park Intrepid Sea, Air & Space Museum Lincoln Center
Little Italy Madame Tussauds Madison Square Garden Madison Square Park
Memorial 11 de Setembro MetLife Stadium Metropolitan Museum MoMA - Museum of Modern Art
Neue Galerie New York New York Botanical Garden New York City Hall New York Stock Exchange
One World Trade Center Passeios românticos em Nova York Pontos turísticos de Nova York Prospect Park
Public Library Quinta Avenida Radio City Music Hall Riverside Park
Rockefeller Center Roosevelt Island South Street Seaport St. Patrick's Cathedral
St. Paul’s Chapel The Cloisters The Frick Collection The Morgan Library & Museum
The Plaza Hotel Times Square Top of the Rock Union Square
United Nations Wall Street Washington Square Park Whitney Museum
Woolworth Building Yankee Stadium