Hayden Planetarium

É o planetário de Nova York e fica ao lado do Museu de História Natural. Tem um dos projetores mais avançados do mundo que recria o espaço, as estrelas e os planetas com um realismo incrível!

Hayden Planetarium por Ralph Hockens (https://www.flickr.com/photos/rhockens/)

Endereço: 
79th Street com Central Park West
Horário: 
Todos os dias, das 10h às 17h45
Ingresso: 
O preço sugerido para visitar o Museu de História Natural, o Rose Center e o Hayden Planetarium, com direito a assistir o Space Show, é US$ 27,00.

O Hayden Planetarium funciona dentro do Rose Center, um espaço anexo ao famoso Museu de História Natural de Nova York, e é considerado um dos planetários mais modernos e completos dos Estados Unidos atualmente. Com atrações de última geração, capazes de fazer os visitantes vislumbrarem o espaço com uma imensa riqueza de detalhes, o local consegue encantar crianças e adultos, sendo assim uma ótima opção de passeio para quem já planeja incluir o Museu de História Natural no roteiro de viagem.

História

Originalmente, o Hayden Planetarium foi inaugurado no ano de 1933, recebendo esse nome graças ao banqueiro e filantropo Charles Hayden, que financiou parte dos custos do planetário. Com um orçamento estimado de quase US$ 1 milhão na época, o grande objetivo do local era oferecer ao público uma maneira mais interessante e precisa de descobrir a magnitude do universo e de todas as questões relacionadas ao tema.

Durante mais de seis décadas o planetário foi um sucesso entre os visitantes, contudo, o local precisou ser fechado brevemente em 1997 para passar por um amplo processo de reformas e modernizações. Reconstruído basicamente do zero, o espaço reabriu as portas para os visitantes no ano de 2000, surpreendendo a todos com exibições de última geração e o uso de tecnologias até então jamais vistas em um planetário dos Estados Unidos.

Portanto, se antes da reforma o local já era considerado como um ponto turístico imperdível, desde então o planetário ganhou ainda mais popularidade e destaque, tendo aparecido inclusive em vários filmes famosos que se passam na cidade de Nova York, como "Homens de Preto 2" e "Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba", entre outros.

O que ver no Hayden Planetarium?

O passeio pelo planetário já começa interessante na parte externa do local, de onde é possível visualizar o seu gigantesco globo e tirar fotos incríveis. Logo ao entrar, a atração mais impressionante é o "Space Show", que é apresentado no chamado "Space Theather".

Essa apresentação consiste em uma animação interativa e engajadora sobre a história do universo, começando a partir da explosão do Big Bang até os tempos atuais. Com uma duração aproximada de trinta minutos, essa exibição é narrada pela atriz Whoopi Goldberg e consegue fornecer uma experiência única pelo fato do planetário possuir projetores de última geração, capazes de recriar os planetas e as estrelas com uma riqueza nos pequenos detalhes que é considerada incomparável.

Além disso, durante o passeio os visitantes ainda podem conhecer várias outras exposições em andamento que costumam abordar temas relacionados aos planetas do Sistema Solar e dos objetos que auxiliam na tarefa de observar e analisar o céu.

Próximo
Herald Square