High Line

High Line é um parque linear de aproximadamente 2,5 Km construído em 2009 numa via férrea elevada de Nova York. Nova sensação em Nova York, o High Line fica a 8 metros de altura e atravessa 3 bairros

High Line por David Berkowitz (https://www.flickr.com/photos/davidberkowitz/)

Endereço: 
Gansevoort St. To W. 30 St. between Washington St. and 11 Ave., New York, NY
Horário: 
Diariamente, das 7h às 23h. Somente é possível entrar no parque até as 22h45
Ingresso: 
Gratuito

High Line é um parque linear de aproximadamente 2,5 Km construído em 2009 numa via férrea elevada de Nova York. O parque atravessa três bairros diferentes de Nova York e funciona com uma boa maneira de conhecer de cima algumas regiões da cidade geralmente pouco visitadas pelos turistas. O grande charme do local está no fato de contrastar a sua área verde com os arranha-céus de Manhattan, o que cria um cenário muito bonito e cosmopolita.

Nova sensação em Nova York, o High Line fica a 8 metros de altura e atravessa 3 bairros relativamente pouco visitados pela maioria dos turistas: Meatpacking, West Chelsea e Hell's Kitchen/Clinton. Em 1930, quando a High Line foi construída, estes bairros eram mais ocupados por indústrias e empresas de transportes. Agora, principalmente após a construção do parque, os galpões e fábricas estão sendo convertidos em galerias de arte, studios de design, lojas, restaurantes, museus e residências.

A grande sacada da High Line foi reciclar uma linha de trem antiga e abandonada num parque verde, agradável e elegante. Além dos jardins, foram instalados bancos para leitura, descanso ou mera contemplação do Rio Hudson e do ritmo de vida dos nova-iorquinos.

É um passeio diferente, quase inusitado, mas que vale a pena. Visite-o com um tênis confortável, pois ele se estende por 19 quadras e, é claro, você vai quere conhecê-lo de ponta à ponta!

História

Considerado uma obra-prima do paisagismo urbano, o High Line se encontra em uma antiga linha de trem, a qual foi abandonada durante a década de 80. Por muitos anos, o local permaneceu esquecido e uma grande vegetação rasteira cobriu toda a faixa de trilhos que estava inativa. Isso motivou uma comunidade de moradores da região a liderarem uma campanha contra a demolição da linha e a favor de uma revitalização do local, que o transformasse em um parque urbano.

Após alguns anos, a ideia foi finalmente apoiada pela prefeitura de Nova York, e no início dos anos 2000, o projeto de criação do jardim suspenso começou a sair do papel. Aberto ao público em 2009, o local rapidamente se estabeleceu entre os pontos turísticos mais populares da cidade, se destacando pelo seu paisagismo simples e contemporâneo.

O que fazer no High Line?

Um dos únicos jardins suspensos do mundo, o parque fica a cerca de oito metros de altura e passa pelas regiões de Meatpacking, West Chelsea e Midtown West. Essas condições fazem com que os turistas que visitam o local tenham uma experiência única e diferente de tudo o que já viram antes, sendo possível ainda apreciar a beleza de mais de 200 espécies de plantas que criam um jardim colorido e vibrante.

Com uma extensão de cerca de dezenove quadras, o parque é o programa ideal para se passar a tarde e aproveitar as belíssimas vistas do pôr-do-sol novaiorquino que ele oferece, através das quais é possível observar pontos turísticos como o Empire State Building, o Rio Hudson e o complexo do Rockefeller Center.

Na altura da 34th Street, o parque possui alguns painéis muito interessantes que contam um pouco mais sobre a sua história através de fotos e mensagens. Neles, os turistas conseguem observar como era o local anteriormente, quando ainda funcionava como uma linha de trem, e como ele foi se transformando gradativamente até se tornar o belo espaço que é hoje.

Com a grande popularidade do parque, a região no seu entorno também se expandiu e conta atualmente com diversas opções de bons restaurantes, cafés e galerias de arte. Portanto, após visitar o jardim, os turistas ainda podem aproveitar para explorar essa parte até então pouco turística da ilha de Manhattan e que agora conta com várias alternativas atrativas.

Assista o vídeo que explica a construção do parque em detalhes: http://www.novayork.com/video-high-line-nova-york

Endereço

Gansevoort St. To W. 30 St. between Washington St. and 11 Ave.
New York, NY

É possível acessar o parque nas seguintes ruas:

- Gansevoort Street
- 14th Street (elevator access)
- 16th Street (elevator access)
- 18th Street
- 20th Street
- 23rd Street (elevator access coming soon)
- 26th Street
- 28th Street
- 30th Street (elevator access)

Como chegar

Metrô:

L or the A / C / E to 14th Street & 8th Avenue
C / E to 23rd Street & 8th Avenue
1 / 2 / 3 to 14th Street & 7th Avenue
1 to 18th Street & 7th Avenue
1 to 23rd Street & 7th Avenue

Ônibus:

M11 to Washington Street
M11 to 9th Avenue
M14 to 9th Avenue
M23 to 10th Avenue
M34 to 10th Avenue

Ingressos

O passeio pela High Line é totalmente gratuito. Você pode subir e caminhar o quanto quiser.

A Viator oferece escursões pagas pelo parque e pelo bairro, tornando a experiência ainda mais interessante. Confira: