Lendas urbanas

Você já ouviu falar que há jacarés vivendo no esgoto de Nova York? Soube que um homem escapou da tragédia de 11/09 surfando 80 andares pelo entulho de uma das torres do World Trade Center?

Lendas urbanas são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista amplamente divulgadas de forma oral, através de e-mails ou da imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. Muitas delas tem origem em fatos reais e já são bastante antigas, tendo sofrido apenas pequenas alterações ao longo dos anos.

Nova York, como não podia deixar de ser, tem inúmeras lendas urbanas. Selecionamos 3 das mais famosas:

  • Há uma colônia de jacarés vivendo no esgoto de Nova York
    Embora seja verdade que já foram encontrados jacarés em Nova York, a afirmação de que jacarés vivem normalmente na rede de esgoto da cidade é falsa.

    Conta a lenda que jacarés bebês trazidos da Flórida como bichos de estimação eram jogados nos bueiros quando cresciam e deixavam de ser jacarezinhos inocentes. Uma vez no esgoto, esses jacarés ficariam imensos e aterrorizariam todos aqueles que se arriscassem andar pelas galerias da cidade.

    O site snopes.com fez uma pesquisa e encontrou a notícia de um jacaré encontrado em Nova York em 1927. Outros foram encontrados em diversas ocasiões, mas sempre há o histórico de origem de cada animal, descartando assim qualquer possibilidade de que eles vivam habitualmente no sistema de esgoto da Big Apple.

  • A taxa de natalidade cresceu 9 meses após o grande blackout de 1965
    Em 1965 Nova York teve um blackout noturno que durou 10 horas. Uma lenda conta que 9 meses depois, a taxa de natalidade cresceu dramaticamente na cidade.

    Já foi comprovado que não houve alteração estatística relevante no período em comparação com o ano anterior.

  • Um homem surfou 80 andares durante a queda de uma das torres do World Trade Center
    Circulou por muito tempo a notícia de que um homem conseguiu surfar sobre uma das torres gêmeas enquanto ela caia, chegando ao chão praticamente sem machucados. Há uma variante dessa lenda que diz que o homem se curvou no formado de uma bola e desceu rolando pelos escombros.

    Nunca foi encontrada nenhuma evidência dessa estória. Mas ela fez muito sucesso nos meses pós 11/09.

Tags: 
Próximo
Fumar