Little Italy

Little Italy é um bairro em Manhattan formado originalmente por imigrantes italianos. Ainda hoje é conhecido por seus restaurantes italianos.

Little Italy by Roger (https://www.flickr.com/photos/71380981@N06/)

Endereço: 
Principalmente a Mulberry Street entre a Canal St. e a Broome St.
Ingresso: 
Gratuito

A região da Little Italy é como uma pequena parte da Itália dentro da ilha de Manhattan, um local onde os turistas podem encontrar principalmente restaurantes e cantinas especializados na culinária tradicional italiana. E por ter sido construído por imigrantes, o lugar realmente possui um estilo que permite aos visitantes ter um vislumbre da cultura italiana. Além disso, o local fica bem próximo de outros pontos turísticos interessantes, como Chinatown por exemplo.

História

A vizinhança que conhecemos atualmente como Little Italy começou a ganhar forma a partir do final do século XIX, quando um grande fluxo de imigrantes italianos se mudaram para a cidade de Nova York e começaram a se instalar nessa região da ilha de Manhattan. Em questão de alguns anos, o lugar já era habitado por mais de dez mil italianos, que viviam de acordo com os costumes e hábitos típicos do seu país de origem.

Contudo, após a Segunda Guerra Mundial, uma parcela desses imigrantes italianos se mudou para outras regiões à procura de melhores oportunidades, como foi o caso do Brooklyn, Long Island ou ainda para o estado vizinho de Nova Jersey, o que deu um fim a expansão dessa vizinhança. Paralelamente, muitos imigrantes chineses chegaram em Nova York nesse mesmo período, fazendo com que a Chinatown crescesse cada vez mais.

Nos dias de hoje, apesar de não ser mais tão grande quanto antigamente, esse pequeno bairro italiano permanece representando todo o charme, a cultura e a gastronomia da Itália, atraindo diariamente muitos turistas e cidadãos novaiorquinos. Essa foi uma das razões que o levou a ser considerado como um distrito histórico pelo Registro Nacional de Lugares Históricos desde o ano de 2010.

O que fazer na Little Italy?

Nos últimos anos, Little Italy foi se encolhendo em função do crescimento de Chinatown. Atualmente, o trecho da Mulberry Street entre a Broome e a Canal Streets é o que restou do antigo bairro italiano. Ali é possível encontrar pouco mais de 20 restaurantes italianos populares entre turistas e a população local. O local é uma parada interessante para os turistas que gostam de uma boa comida italiana, sendo possível encontrar vários pratos típicos e vinhos de ótima qualidade para acompanharem a comida. Entre os estabelecimentos mais tradicionais estão o Lunella, Grotta Azzurra Restaurant, The Original Benito One e Da Gennaro.

Além dos restaurantes, também existem algumas lojas e mercados na região onde são vendidos vários tipos de ingredientes e comidas características da Itália. Desse modo, os visitantes podem levar para casa os produtos que mais gostarem, ou ainda comprar os ingredientes e tentar reproduzir em casa um prato tipicamente italiano.

Seja com for, esse é um bairro bastante interessante, que vale a pena ser incluído no roteiro de viagem para os turistas que já pretendem visitar a Chinatown.

Anterior
Lincoln Center
Próximo
Madame Tussauds