Madison Square Garden

Madison Square Garden é um dos complexos esportivos mais famosos do mundo, onde acontecem as partidas mais importantes da NBA, entre outras.

Madison Square Garden por Romain Moisescot (https://www.flickr.com/photos/rmoisescot/)

Endereço: 
4 Pennsylvania Plaza (7th Avenue entre W 31st St e W 33rd St)

O Madison Square Garden, popularmente conhecido como The Garden, é o maior e mais famoso complexo de eventos musicais e esportivos da cidade de Nova York. Nele, são realizadas partidas de quatro times profissionais de Nova York: o New York Knicks (NBA), o New York Liberty(WNBA), o New York Rangers (NHL) e o New York Titans (NLL - National Lacrosse League). E também são realizados shows grandes artistas como Justin Timberlake e Madonna.

Aliás, o Madison Square Garden já recebeu shows de Elvis Presley, Pink Floyd, Whitney Houston e Michael Jackson, entre outros. Do mundo esportivo, vale dizer que no Madison Square Garden aconteceram eventos memoráveis como a luta de Joe Frazier versus Muhammad Ali.

O complexo poliesportivo é formado por quatro arenas com capacidade para aproximadamente 20 mil pessoas em jogos de basquete e 18 mil em jogos de hóquei no gelo.

História

Antes de se mudar para a locação em que se encontra atualmente, o Madison Square Garden chegou a funcionar em outros três lugares, sendo o primeiro deles na interseção entre a Quinta Avenida e a Broadway, chamada de Madison Square, o que serviu como inspiração para o nome do complexo de eventos.

Nos anos 60, os donos do The Garden compraram o terreno em que a casa de espetáculos funciona nos dias de hoje, no qual anteriormente havia existido por décadas a Pennsylvania Station. Desse modo, a estação foi completamente demolida e o complexo foi construído a partir do zero, sendo inaugurado e aberto ao público nesta nova locação no dia 11 de fevereiro de 1968.

Com capacidade para cerca de 20 mil pessoas, o local já passou por dois grandes processos de reforma desde a sua inauguração, o primeiro no início dos anos 90 e o segundo entre os anos de 2011 e 2013. Neste último, o The Garden foi amplamente modernizado, ganhando entradas maiores, climatizadores de última geração, jogo de luzes LED e diversas melhorias nos vestiários e bastidores dos eventos, se tornando assim um dos complexos de shows mais modernos no mundo.

O que ver no Madison Square Garden

Além da possibilidade de ir ao The Garden assistir a um show ou evento esportivo, os visitantes que quiserem conhecer mais a fundo o local podem optar pela visita guiada ao complexo, conhecida como All Access Tour.

O All Access Tour é bastante completo, realizado por guias que conhecem várias curiosidades e informações interessantes sobre a história do local. Uma boa dica é realizar o tour em um dia que não tenha nenhum jogo ou espetáculo musical, pois nessas ocasiões é possível visitar a área dos vestiários e bastidores em geral.

Uma das partes que chamam mais atenção dentro do complexo são os seus extensos corredores, repletos de fotos, objetos e relíquias, tanto do esporte como também do cenário musical norte-americano. Um dos grandes destaques que estão em exposição nos corredores do The Garden são as luvas autografadas por dois dos maiores nomes do boxe, Muhammad Ali e Joe Frazier, que se enfrentaram em uma luta realizada no local.

Para os fãs de basquete, o tour também oferece uma experiência incrível pois passa pelos vestiários do New York Knicks, o principal time da cidade de Nova York, e por corredores em que vários objetos e momentos marcantes da história da equipe estão em destaque.