Madison Square Park

Madison Square Park é um dos parques mais antigos e famosos de Nova York, onde acontecem diversos eventos culturais e por onde passamos enquanto curtimos os pontos turísticos de Midtown Manhattan

Madison Square Park por Matthew Rutledge (https://www.flickr.com/photos/rutlo/)

Endereço: 
Madison Square Park, 11 Madison Ave, New York City, NY

Madison Square Park, situado no Flatiron District (Midtown), é um dos parques urbanos de maior destaque em Nova York, recebendo diariamente um grande fluxo de turistas e moradores locais. Além de estar próximo de outros pontos turísticos importantes, o parque oferece uma ótima infraestrutura e várias opções de entretenimento, sendo assim um excelente passeio para toda a família.

História

A história do Madison Square Park se iniciou ainda no século XIX, quando o espaço em que hoje se encontra o parque começou a ser utilizado para sediar jogos de equipes amadoras de baseball. Essa atividade acabou chamando a atenção da administração pública para o local, o que contribuiu para que ele fosse restaurado e aberto a população como parque urbano no ano de 1847.

Décadas mais tarde, com a criação do Departamento de Parques Públicos de Nova York em 1870, foi decidido que o parque deveria ser remodelado. Para isso, os paisagistas William Grant e Ignatz Pilat foram selecionados para esse projeto, sendo que esse último foi também um dos responsáveis por desenvolver o projeto paisagístico do Central Park.

Durante o século XX, o parque permaneceu durante algum tempo esquecido, o que motivou a instituição City Parks Foundation a lançar uma campanha em prol da revitalização do espaço. Isso fez com que a partir dos anos 90 o parque fosse inteiramente reformado, incluindo uma nova iluminação e a restauração das fontes, estátuas e jardins do local, o que fez com que o Madison Square retomasse a sua posição entre os principais parques urbanos da cidade.

O que fazer no Madison Square Park?

Durante os meses da primavera e verão, o parque é uma ótima opção para se realizar piqueniques e descansar no final de tarde em seu vasto gramado. Mas além disso, o local também possui exposições de arte que são trocadas algumas vezes ao ano, o que permite que os visitantes conheçam verdadeiras galerias a céu aberto, com esculturas e itens que impressionam em meio a natureza local.

Para quem planeja visitar o parque com crianças, existe um imenso playground com diversos brinquedos, incluindo alguns com água para refrescar os pequenos nos dias mais quentes. Dependendo da época do ano, os adultos também podem se divertir no parque acompanhando o Madison Square Music, um festival de música sediado no parque durante o verão dos Estados Unidos.

Para completar, durante a visita ao parque é possível fazer um lanche em uma unidade da famosa rede Shake Shack, que se encontra dentro das instalações do Madison Square. Desse modo, os turistas já podem sair do local prontos para visitar os outros pontos turísticos localizados nas proximidades, como é o caso do Flatiron Building e do Eataly.