Neue Galerie New York

Neue Galerie New York é um museu de arte e design dedicado a artistas alemães e austríacos do início do século XX, localizado no Upper East Side de Manhattan

Neue Galerie New York

Endereço: 
1048 5th Ave, New York, NY 10028, EUA

Neue Galerie New York é um museu destinado principalmente as obras de artistas alemães e austríacos do início do século XX, e se encontra na famosa "Museum Mile", um trecho da Quinta Avenida onde estão localizados vários museus de destaque como o Guggenheim e o Metropolitan Museum of Art. Desde que foi criado, o espaço tem se tornado cada vez mais popular entre os amantes das artes pois possui em exposição obras de grande renome, sendo assim um passeio muito interessante para os turistas que estão de passagem por essa área.

História

A ideia de criar um museu especializado na arte e no design alemão e austríaco surgiu de dois grandes amigos, o curador de arte Serge Sabarsky e o empresário e filantropo Ronald S. Lauder. Amigos de longa data, os dois compartilhavam o interesse por esse segmento artístico e muitas vezes consideraram a possibilidade de inaugurar um museu dedicado a isso.

Após o falecimento de Sabarsky em 1996, Ronald S. Lauder decidiu dar continuidade ao projeto de vida compartilhado por ambos e conseguiu mobilizar os fundos necessários para abrir a Neue Galerie New York ao público, no ano de 2001. O nome do local significa em alemão, "Nova Galeria", já demonstrando o estilo do museu, conhecido por ser diferente do comum.

Portanto, a Neue Galerie se destaca entre os novos museus da cidade de Nova York, tanto pelas suas exposições, como também por estar localizada em uma das regiões mais ricas culturalmente do planeta.

O que ver na Neue Galerie New York?

Com um espaço interno amplo, o museu possui uma vasta coleção permanente e também exposições temporárias que permanecem no local por alguns meses. Para os turistas que o visitam, uma das obras imperdíveis é "Adele", pintada em óleo, prata e ouro pelo austríaco Gustav Klimt, no ano de 1907. De acordo com o próprio fundador da Neue Galerie, o quadro é considerado como a "Monalisa" do museu, tendo em vista a sua grande complexidade e o magnetismo que exerce sobre as pessoas.

Os visitantes que apreciam o estilo de Klimt ainda tem a chance de conferir outras obras do artista, como por exemplo, algumas pinturas de paisagens e rascunhos desenvolvidos pelo pintor durante a juventude.

Próximo as obras de Klimt se encontram algumas pinturas expressionistas do austríaco Egon Schiele, conhecido como um dos principais artistas europeus ligados ao Expressionismo. Antes de encerrar o passeio, os visitantes também não podem deixar de conferir as obras de Oskar Kokoscha e Alfred Rubin, dois gênios desse período artístico.

Portanto, é possível destacar a Neue Galerie de Nova York como uma parada interessante para os turistas que visitam a “Museum Mile”, especialmente para quem admira o design e a arte de pintores da Áustria e da Alemanha.