One World Trade Center

One World Trade Center é o edifício mais alto dos Estados Unidos e o principal do novo complexo do World Trade Center

Por King of Hearts / Wikimedia Commons / CC-BY-SA-3.0, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=37052962

Endereço: 
285 Fulton St, New York, NY 10007, Estados Unidos

One World Trade Center, com cerca de 540 metros de altura, é atualmente o edifício mais alto dos Estados Unidos e de todo o Ocidente. Seu design e construção foram estabelecidos a partir de técnicas modernas e cosmopolitas, tornando o edifício um dos principais ícones de Manhattan.

História

Inaugurado recentemente, em novembro de 2014, o edifício começou a ser construído em 2006, no local onde anteriormente se encontrava o complexo do World Trade Center. Mais do que um prédio, o edifício é considerado pela população nova-iorquina como um símbolo do renascimento da cidade, o que lhe rendeu o apelido de Freedom Tower, em tradução livre, Torre da Liberdade.

O que ver no One World Trade Center

Logo na entrada, os visitantes podem conferir um mapa interativo que, entre outras informações, mostra quais são as nacionalidades das pessoas que estão no prédio em tempo real, e também um vídeo sobre como o edifício foi projetado e construído, algo bastante interessante para quem se interessa por arquitetura.

Porém, o ponto principal para quem visita a Freedom Tower é o mirante que se encontra a 381 metros de altura, entre o 100º e o 102º andar. Nele, é possível ter uma das vistas mais incríveis de Nova York, incluindo a ilha de Manhattan, o Blooklyn, Nova Jersey e uma parte do Oceano Atlântico.

Com janelas de vidro que vão do chão até o teto, o mirante do One World Trade Center custou cerca de US$ 85 milhões para ser construído, e permite que, em dias de boas condições climáticas, os visitantes apreciem um campo de visão de até 80 km de distância, podendo avistar inclusive outros pontos turísticos famosos de Nova York, como por exemplo, a Estátua da Liberdade, o Empire State Building e a Ponte do Brooklyn.

Para chegar até o mirante, o edifício ainda conta com um elevador ultra veloz, que realiza o trajeto em aproximadamente 50 segundos. Durante esse rápido percurso, os turistas também podem conferir um vídeo que simula qual seria a vista do mirante do edifício desde o século XIX até os dias atuais, o que acaba sendo uma forma divertida de acompanhar todas as transformações que a cidade passou durante um período de mais de 150 anos.

Dicas

Apesar de ser um dos horários de maior movimento, vale a pena conferir o pôr-do-sol através do mirante do edifício e tirar belas fotos durante o anoitecer de Nova York.