Ônibus turístico em Nova York

Os ônibus turísticos de Nova York oferecem ótimos passeios para quem deseja conhecer a cidade rapidamente. Você escolhe um roteiro, embarca no ônibus e desce em cada local de interesse. Conheça as opções de passeios e empresas para fazer as melhores escolhas.

Ônibus turísticos em Nova York por Stephen Rees/Flickr

Se você vai passar poucos dias em Nova York, vale a pena embarcar num ônibus turístico para conhecer suas principais atrações rapidamente. Recomendamos que o passeio seja feito já no primeiro ou segundo dia, pois assim você entenderá melhor como a cidade é organizada, seu ritmo, seu clima, qual ponto turístico está em cada região, enfim, você já fará uma imersão em Nova York!

Em geral, os passeios em ônibus turísticos permitem que você desça e suba no ônibus sempre que desejar, em cada ponto que ele parar (são os chamados "Hop-on, Hop-off"). Você poderá desembarcar, conhecer o local escolhido, e depois pegar o próximo ônibus para a próxima parada. Há quem prefira fazer todo o passeio sentado no ônibus, sem descer, observar todas as atrações, ruas, lojas, etc., e depois, nos próximos dias, visitá-las com mais calma utilizando o metrô.

Nova York conta com pelo menos 4 empresas que oferecem passeios em ônibus turísticos:

- Gray Line New York
- CitySights New York
- Big Bus

Cada empresa tem seu conjunto de roteiros que, no geral, são equivalentes e visam explorar uma determinada região da cidade. Por exemplo, sempre deve existir um roteiro chamado "Downtown Tour”, outro chamado “Uptown”, “Harlem”, “Bronx”, etc. Você já sabe como a cidade está dividida? Também costumam oferecer um passeio noturno, o “Night Tour”, que geralmente não é “Hop-on Hop-off”.

Mas qual ônibus turístico é o melhor de Nova York?

Os mais tradicionais são os vermelhos da Gray Line New York e os azuis da CitySights New York. Gostamos destas duas empresas porque elas tem muitos ônibus, muitas paradas e estão em Nova York desde sempre. Tanto os ônibus da Gray Line New York quanto os ônibus da CitySights New York possuem áudio em Português, bastando solicitar um fone de ouvido gratuito ao entrar no ônibus, conectá-lo na entrada de áudio ao lado do assento, selecionar o canal correto (há um canal para cada um dos 11 idiomas disponíveis) e ajustar o volume. Na medida em que transita pela cidade, o sistema ativado por GPS descreve cada ponto turístico.

Já utilizamos as duas empresas e praticamente não percebemos diferença de qualidade entre elas. Recomendamos seguramente.

Próxima decisão: devemos comprar um ingresso para quantos dias?

Se você quiser fazer apenas um roteiro (Ex.: Downtown), deverá comprar um ingresso específico para este roteiro que deverá valer apenas por um dia.

Entretanto, se preferir comprar o ingresso mais abrangente que contempla todos os roteiros, poderá escolher entre a validade por 2 ou 3 dias. Desta forma, poderá fazer os passeios com mais calma. Por exemplo, poderá fazer um passeio de manhã, outro a tarde, deixar o próximo para o dia seguinte, etc. A diferença de preços é pequena (talvez $ 10), então costuma ser mais vantajoso comprar o ingresso por 3 dias e administrar melhor o tempo sem correria, sem desespero.

Veja algumas opções:

- Gray Line New York Downtown Tour - $ 49 dólares

- Super Downtown Tour - CitySights - $ 49 dólares

- Gray Line New York Uptown Tour - $ 49 dólares

- Save $5 Uptown Tour - CitySights - $ 49 dólares

- All Around Town 72 Hour Tour - $ 69 dólares

- Save $5 All Around Town 72 Hour Tour - CitySights - $ 69 dólares

Os tours tem duração de aproximadamente 2 a 3 horas. Alguns podem durar 1,5 hora, outros 3 horas. Em média, podemos assumir que levam cerca de 2,5 horas. Os passeios "All around the town" englobam todos os roteiros, ou seja, dá direito a fazer o Downtown tour, Uptown tour, Brooklyn tour, Bronx tour, Night tour, etc.

Uma última palavra sobre as vantagens e desvantagens de utilizar ônibus turísticos: muitas pessoas afirmam categoricamente que andar nestes ônibus é besteira, pois seria muito melhor conhecer a cidade de metrô. Bem, realmente defendemos que é muito importante utilizar o metrô de Nova York, mas a experiência no ônibus é completamente diferente, pois você poderá ver a cidade o tempo todo, durante todo o percurso entre cada atração, poderá ouvir o guia turístico ou o audio explicando cada local, não precisará se preocupar com trens cheios e, por último, não terá o desgaste de subir e descer as escadarias das estações que não possuem escadas rolantes ou elevadores.

Por tudo isso, sob o nosso ponto de vista, vale a pena fazer o passeio nos ônibus turísticos. Aproveite e boa diversão!

Como comprar e usar

Compre diretamente do site de cada empresa, pois costuma ser mais barato do que comprar pessoalmente em Nova York:

- Gray Line New York
- CitySights New York

Feita a compra, você receberá um voucher que deverá ser impresso e trocado pelos ingressos. Este voucher será exibido em tela e também será acessível através de um link que chegará no seu e-mail. Imprima o voucher e leve-o com você até o ponto de atendimento da empresa escolhida para trocá-lo pelo ingresso:

- Gray Line New York: a loja está localizada no 777 Eighth Avenue, entre a 47th & 48th streets (7:00 a.m. - 8:00 p.m.) ou na 1540 Broadway, na Times Square (8:30 a.m. - 7:00 p.m.)

- CitySights New York: o "visitor center" está localizado na 234 w. 42nd street, entre a 7th & 8th avenues (8:00 a.m. - 10:00 p.m.), dentro do lobby do Museu de Cera Madame Tussauds (o voucher tem a orientação de como chegar no local).

Sempre vale a dica de trocar os vouchers pelo menos 1 dia antes dos passeios ou chegar cedo para evitar as filas.

Bons passeios e boa diversão!

Vale a pena ler:
- All around the town -- o passeio completo em 48h
- All around the town -- o passeio completo em 72h

Leia também:
- Incredible Deal! $89 for Downtown Tour + Uptown Tour + Bronx Tour + Night Tour + Sightseeing Ferry + Empire State Building Observatory + 9/11 Tribute Center

Tags: