Riverside Park

Riverside Park é um parque situado no Upper West Side, em Manhattan, na borda do Hudson River.

Riverside Park por Shawn Hoke (https://www.flickr.com/photos/shawnhoke/)

Situado nas margens do rio Hudson, no Upper West Side, o Riverside Park está entre os parques mais populares de Nova York, recebendo todos os anos um fluxo grande de turistas. Muito arborizado e repleto de flores das mais variadas espécies, o passeio pelo local é uma ótima opção para os visitantes que desejam relaxar em meio a natureza e conhecer um pouco mais da beleza nova-iorquina.

História

A primeira proposta de converter a região do Riverside em um parque aberto ao público foi desenvolvida por William R. Martin, em 1865. No ano seguinte, a ideia começou a sair realmente do papel, tendo como criador do projeto, o arquiteto e paisagista Frederick Law Olmsted. Nas décadas seguintes, outros profissionais contribuíram para o desenvolvimento e construção do parque, utilizando as ideias de Olmsted em fazer do local uma espécie de extensão natural do Vale do Rio Hudson.

No início do século XX, o parque foi decorado com diversos monumentos e esculturas de personalidades importantes, o que fortaleceu o seu status de ponto turístico. Mais tarde, em 1937, o local passou a ser administrado por Robert Moses, que entre seus objetivos, queria aumentar o tamanho e a estrutura do parque para que este fosse capaz de receber um número ainda maior de pessoas. Em pouco tempo, uma imensa área de 132 acres foi anexada ao local, tornando-o um dos maiores parques urbanos de Nova York.

Nos últimos anos, o parque passou por uma série de modernizações, através das quais foram construídas imensas áreas de lazer com quadras de esportes, um píer recreativo, ciclovias e muito mais, sendo assim um passeio imperdível para os visitantes que estão na ilha de Manhattan.

O Riverside Park no cinema

Foi neste parque que o Tom Hanks se encontrou com a Meg Ryan no final do filme "Mensagem para Você", de 1998. Eles se encontraram na frente do jardim chamado "91st Street Garden", que fica entre as ruas West 90th Street e 91st Street.

O que fazer no Riverside Park?

Para os turistas que visitam o parque no verão, uma ótima opção é alugar um barco ou caiaque na Street Marina, que fica na altura da 79th, para dar um passeio pelo rio Hudson e ter uma vista diferenciada de vários pontos turísticos da cidade. Além disso, o local também possui quadras de tênis, futebol, basquete, ciclovias e muito mais, ideal para aproveitar o fim de tarde, por exemplo.

Dentro do Riverside Park, também é possível encontrar cafés e restaurantes muito populares como o Pier I Café e o Boat Basin, ambos conhecidos por oferecerem um ambiente relaxante e descontraído. Para completar, o local está sempre recebendo diversos eventos culturais durante o ano inteiro, sendo portanto uma boa ideia conferir o site do parque para encontrar a sua agenda atualizada de eventos.