Rockefeller Center

É um complexo comercial onde fica o Top of the Rock e a pista de patinação no gelo no inverno com uma estátua dourada atrás, o Prometheus. Também é no Rockefeller Center que é montada a grande árvore de Natal de Nova York.

Prometheus at Rockefeller Center by Rosa Say (https://www.flickr.com/photos/rosasay/)

Endereço: 
45 Rockefeller Plaza
Ingresso: 
Gratuito

Rockefeller Center é um complexo de edifícios que conta atualmente com 19 prédios, nos quais é possível encontrar lojas, restaurantes e várias opções de entretenimento. Durante o Natal, é nele onde fica a maior e mais famosa árvore de Natal de Nova York, o que é responsável por atrair milhões de turistas todos os anos e assim, estabelecer o local como um dos pontos turísticos imperdíveis da cidade.

História

O Rockefeller Center começou a ser construído no início da década de 30, logo após o colapso da bolsa de valores de Nova York e da grave crise de 29, que causou efeitos em todo o planeta. Por ser construído em meio a uma situação econômica tão desfavorável, o complexo foi visto como um símbolo da inovação e do progresso que ressurgiriam após o fim da Grande Depressão.

Projetado pelo arquiteto Raymond Hood, o complexo de prédios que fazem parte do Rockefeller foram construídos tendo como inspiração o estilo de arquitetura Art Déco, o qual utiliza elementos modernos para criar uma construção elegante e funcional. A inauguração dos edifícios ocorreu em 1939 e, desde então, o local já sediou algumas das principais empresas norte-americanas e se tornou um dos centros empresariais mais importantes da ilha de Manhattan.

Além disso, desde 1987 o complexo é considerado como Marco Histórico dos Estados Unidos, devido ao seu papel de destaque e importância na história da cidade.

O que ver no Rockefeller Center?

Logo ao chegar no complexo, é interessante conferir os jardins do local, onde além de fontes e elementos de um paisagismo refinado, também se encontra uma estátua de bronze chamada de "Atlas", que assim como os edifícios, segue o estilo Art déco e representa um titã carregando uma abóbada celeste.

Dentro dos edifícios, uma das opções de entretenimento que mais atrai visitantes é o tour pelos estúdios da NBC, que é uma das maiores emissoras de televisão dos Estados Unidos. Durante o passeio, os turistas podem conhecer os bastidores de vários programas como o NBC Nightly News e o Saturday Night Live, além de descobrir mais detalhes sobre como esses programas vão ao ar.

Para os turistas que visitam o complexo entre os meses de outubro e abril, é possível conferir a famosa pista de patinação do Rockefeller, uma das mais procuradas de Nova York. Nela, os visitantes podem alugar os patins e se divertirem pelo tempo que quiserem tendo como plano de fundo a belíssima paisagem de inverno da cidade.

A partir do mês de novembro, também é possível encontrar a magnífica árvore de Natal do complexo, que possui mais de 30 metros de altura e é enfeitada com cerca de trinta mil guirlandas e enfeites natalinos. Em seu topo, é colocada uma grande estrela de Swarovski, fazendo da árvore uma das atrações mais interessantes da ilha de Manhattan.

O Rockefeller Center é um ponto turístico que merece ser visitado. Ali você verá:

- O Channel Gardens, um belo jardim com fontes de água

- A estátua dourada do Prometheus

- A estátua do Atlas

- O G.E. Building, onde fica o observatório Top of the Rock, atração turística imperdível de Nova York.

Onde comer

Durante sua visita ao Rockefeller Center, você terá dezenas de opções de restaurantes, lanchonetes e docerias na região.

Recomendamos conferir as opções no próprio complexo do Rockefeller Center, disponíveis neste link: Restaurantes no Rockefeller Center

Você encontrará a famosa confeitaria Magnolia Bakery, onde poderá comer um cupcake, a Godiva para comprar chocolates, lanchonetes como a Pret A Manger, hamburguerias e restaurantes finos.

Ingressos

Você pode comprar os ingressos para o observatório do Top of the Rock na Viator. Eles possuem um upgrade caso você queira também fazer um tour pelo Rockefeller Center.

Endereço

O Rockefeller Center fica entre as seguintes ruas:

- 48th Street
- Ave of the Americas / Sixth Ave
- 51st Street
- Fifth Avenue

Anterior
Riverside Park
Próximo
Roosevelt Island