Roosevelt Island

Roosevelt Island é uma pequena ilha entre Manhattan e o Queens, acessível pelo famoso bondinho conhecido como "Tram" e tornou-se um refúgio de tranquilidade em Nova York

Tram a caminho da Roosevelt Island por Dan Dickinson (https://www.flickr.com/photos/remydwd/)

Endereço: 
Roosevelt Island, New York, New York City

Roosevelt Island, localizada entre a ilha de Manhattan e o Queens, é uma ilha predominantemente residencial, com um clima bastante tranquilo e agradável. Com menos de dez mil moradores, o local é uma ótima opção para os turistas que desejam escapar por algumas horas do agito de Manhattan e conhecer um outro lado de Nova York, que se parece com uma cidade pequena, com pouco trânsito e um clima bem leve.

História

Anteriormente conhecida como Hog Island e Manning's Island, a ilha permaneceu por muitos anos como uma propriedade privada, até ser adquirida pela Prefeitura de Nova York no ano de 1838. Durante o século XIX, o governo utilizou o local para construir hospitais, asilos e um presídio, mantendo a ilha afastada do interesse público por várias décadas.

Em 1909, a situação da ilha começou a mudar quando foi construída a primeira ponte ligando o local até a ilha de Manhattan. A partir de então, outras formas de reduzir a distância entre as duas regiões foram criadas, ao tempo em que os hospitais, asilos e o presídio da ilha acabaram sendo fechados. Nos anos 70, começaram a ser construídas as primeiras casas e edifícios residenciais no local, o que garantiu um novo propósito para a Roosevelt Island.

Atualmente, o local possui diversos prédios e um comércio em ascensão, lembrando uma cidade pequena pela sua tranquilidade e imensa área verde. Além de ter paisagens muito bonitas, a ilha é bastante fácil de ser explorada, o que a torna ainda mais interessante para os visitantes, que estão estabelecendo a região como um ponto turístico com cada vez mais frequência.

O que fazer na Roosevelt Island?

Em primeiro lugar, para chegar na ilha, o meio de transporte mais utilizado pelos turistas é o icônico bondinho vermelho chamado Tramway ou simplesmente Tram, através do qual é possível ter uma vista diferente e impressionante de Manhattan. Nos últimos anos, esse bondinho se tornou ainda mais famoso ao aparecer em séries de televisão e filmes como O Homem Aranha, o que fez com que um número grande de turistas se interessassem em dar uma volta nele.

Após desembarcar do bondinho, uma boa opção para os visitantes é dar uma volta completa pela ilha em um ônibus gratuito disponibilizado pela prefeitura de Nova York. Nesse passeio é possível conhecer os pontos mais interessantes do local e escolher em qual deles parar para tirar fotos e aproveitar o dia.

Entre os turistas, o lugar mais popular da ilha é a região sul, cuja orla possui uma vista muito bonita da cidade, sendo possível observar de longe os arranha-céus de Manhattan e alguns pontos turísticos como o prédio das Nações Unidas. Também é nessa região que existe um charmoso parque urbano, no qual as pessoas fazem caminhadas e andam de bicicleta tendo um lindo cenário ao fundo.

Por fim, os visitantes não podem ir embora antes de passar pelo Memorial a Franklin Roosevelt, que foi inaugurado no ano de 2012 como uma homenagem ao ex-presidente dos Estados Unidos que inspirou o atual nome da ilha.

Horário de Funcionamento do TRAM

Domingo a Quinta, das 6:00 AM às 2:00 AM

Sexta e Sábado, das 6:00 AM às 3:30 AM

O horário de rush de segunda à sexta é das 7:00 AM às 10:00 AM e das 3:00 PM às 8:00 PM

Onde pegar o Tram para a Roosevelt Island?

A estação para o Tram fica na 2nd Avenue, entre a 59th Street e a 60th Street.

As estações de metrô mais próximas são a 59th Street das linhas 4, 5 e 6, assim como a Lexington Ave/59th Street das linhas N, Q e R.

O Tram aceita o MetroCard e cobra a mesma tarifa do metrô de Nova York.