Roteiro de 1 dia em Nova York com passeio de barco de manhã

Passeio de barco de manhã, o observatório Top of the Rock em seguida e o Central Park à tarde. No meio do caminho, a St. Patrick's Cathedral, The Plaza Hotel e Rockefeller Center. Tudo em um único dia!

Top of the Rock by KayYen (https://www.flickr.com/photos/kayyen/)

Nova York só precisa de 1 dia para te conquistar. Com este roteiro, mesmo que você só tenha 1 dia em Nova York, poderá conhecer alguns dos principais pontos turísticos da cidade e entender por que tanta gente morre de amor por ela.

De manhã, vamos começar fazendo um passeio de barco pelo sul da ilha de Manhattan onde será possível ver a Estátua da Liberdade, a Brooklyn Bridge, o Empire State Building, o Chrysler Building, o One World Trade Center e outros pontos importantes da cidade.

Este passeio sai do Pier 78 que fica na 38th Street com a 12th Avenue. A melhor forma de chegar lá é de metrô através da linha 7, estação Hudson Yards, na 34th Street.

Analisando o mapa do metrô de Nova York ou o Google Maps, podemos ver que descendo na Hudson Yards (Linha 7), levamos 10 minutos caminhando até o Pier 78. Basta seguir pela 34th Street até a 12nd Avenue e subir à direita até a altura da rua 38th.


Você pode pegar a linha 7 na Times Square ou no Grand Central Terminal. Confira direitinho no mapa para não errar. Certifique-se de pegar o trem no sentido correto!

Se puder escolher entre as duas estações, prefira chegar um pouco mais cedo, andar pela Times Square e então pegar o metrô. Na volta, você desce na Grand Central Terminal e assim você conhecerá duas atrações turísticas de primeira grandeza!

O passeio que escolhemos é o Skyline Cruise de 90 minutos. Este barco sai todos os dias as 10h, 12h, 14h e 16h, então nosso roteiro está prevendo pegar o passeio das 10h. Para isto, compre o ingresso antecipadamente pela internet e chegue ao local com uma hora de antecedência. Lembre-se de calcular a que horas deverá acordar prevendo o tempo do café da manhã, da caminhada até o metrô, de alguns minutos para apreciar a Times Square e o Grand Central Terminal, mais 10 minutos para caminhar da Hudson Yards até o Pier 78.

No site da Gray Line, eles instruem que após sua compra online, você será redirecionado a uma página com o seu voucher. Além disso, em até 2 horas, você receberá um e-mail de confirmação da compra e um link para o seu voucher. Simplesmente imprima o voucher e traga ao local do passeio ou mostre o voucher o seu celular.

Bom, ingresso comprado e impresso (ou gravado no celular), você vai chegar no Pier 78 cerca de 9h da manhã, embarcar e aguardar a partida. Vai ver a Estátua da Liberdade, a Brooklyn Bridge, South Street Seaport e alguns prédios importantes como o One World Trade Center, ONU, Empire State Building e Chrysler Building. Nada mal para uma manhã em Nova York, não é?

Observe que você não descerá na Liberty Island, onde está a Estátua da Liberdade. Nós optamos por este passeio porque em 90 minutos você verá a Estátua e outros pontos importantes de Nova York. Se você fizesse o passeio para ir até a Liberty Island, demoraria pelo menos de 3 horas e você não veria outras atrações do sul de Manhattan.

Terminado o passeio, o objetivo agora é chegar o mais rapidamente possível ao Rockefeller Center, onde é possível conhecer importantes pontos turísticos em pouco tempo.

Volte a pé descendo a 12th Avenue até 34th Street e siga até a estação Hudson Yards da linha 7. Pegue o metrô e desça na estação da 5th Avenue, que é uma depois da Times Square.

Pronto, você já vai sair da estação e dar de cara com o Bryant Park e a Public Library, mais duas atrações da cidade. Na Quinta Avenida, vire à esquerda e suba até 49th Street.

Agora você está caminhando por uma das avenidas mais famosas e caras do mundo, a 5th Avenue ou Quinta Avenida de Nova York!

Aprecie essa jornada. Você andará por 8 quadras, mas não se preocupe, elas são bem estreitas e você deverá fazer todo o percurso em mais ou menos 15 minutos. A sua caminhada será contra o sentido dos carros e você deverá observar que a numeração das ruas transversais será crescente (42nd Street, 43rd Street, 44th Street. etc). Quando chegar na 49th Street, você verá uma loja da Michael Kors do lado esquerdo e a Saks Fifth Avenue (com bandeiras dos Estados Unidos enfileiradas), do lado direito. Caminhe mais meia quadra e veja a entrada do Rockefeller Plaza à esquerda (marque bem essa entrada, pois você voltará à ela em 5 minutos). Ande mais um pouquinho e veja a estátua do Atlas à esquerda. Em frente você verá a St. Patrick’s Cathedral, a igreja mais famosa de Nova York. Volte para a entrada do Rockefeller Plaza (por onde você acabou de passar) e entre. Você caminhará pelo Channel Gardens e verá a estátua do Prometheus ao centro. No inverno, uma pista de patinação é montada bem ali ao pés da estátua.

Primeiro, vamos ao Top of the Rock, um observatório incrível em que você poderá ver toda a cidade entre o 67º e o 70º andares do prédio. Estamos falando de uma vista de 360 graus que torna possível ver a Estátua da Liberdade (bem pequenininha, claro), o Central Park e praticamente toda a ilha de Manhattan.

Nova York tem outros observatórios famosos, como o do Empire State Building e o do One World Trade Center, mas para uma viagem de 1 dia, elegemos o Top of the Rock como o mais indicado porque é central e tem diversas atrações turísticas em sua volta.

É importante ir direto para o Top of the Rock, pois os ingressos são emitidos com hora marcada, então vale a pena já ir lá comprar ou trocar o ingresso (caso você tenha algum voucher), ver a que horas será possível subir ao observatório, e então tomar outras decisões como “onde almoçar”, por exemplo.

O Top of the Rock fica no número 30 do Rockefeller Plaza, mas a entrada é pela 50th Street
entre a Quinta e a Sexta avenidas.

Dica: just in case, se você quiser tirar uma foto na frente do Radio City Music Hall, ele fica na esquina da 50th Street e da 6th Avenue.

Se você sentir muita fome no caminho para o Rockefeller Center, poderá fazer algum lanche ou almoçar na Fifth Avenue. Há diversas lanchonetes e restaurantes no caminho, como o TGI Friday’s por exemplo. No próprio Rockefeller Center também há restaurantes e lanchonetes, basta descer para o interior do complexo e você verá algumas opções para matar a fome. Se conseguiu chegar até aqui sem comer, você tem agora as seguintes opções:

1 - Comer imediatamente no Rockefeller Center e depois ir comprar o ingresso do Top of the Rock: só recomendamos essa opção se você estiver realmente morrendo de fome;

2 - Ir até a bilheteria do Top of the Rock, verificar como está o horário de subida ao observatório e decidir se compra o ingresso e já sobe (caso não haja espera), se compra o ingresso e vai comer ou dar uma volta (caso haja espera) ou se vai comer primeiro, passear um pouco e depois subir no observatório.

Pelos nossos cálculos, se você estiver andando devagar para apreciar o passeio, já deve ser por volta de 13h. Então vamos assumir que entre comer, curtir o observatório e o Rockefeller Center, você ficará ocupado até as 16h. Se terminar antes, descanse, pois vamos caminhar mais um pouco.

Apostamos que você já está apaixonado por Nova York! Agora vamos continuar nosso passeio para conhecer o Central Park, um dos parques mais famosos do mundo!

Volte para a Quinta Avenida e continue subindo até a 59th Street. Você já viu que as quadras são estreitas, então a caminhada destes 10 quarteirões deverá levar no máximo 20 minutos. Uma outra opção é subir pela Sexta Avenida, mas sugerimos a Quinta por sua fama, claro.

MoMA: o Museum of Modern Art está bem próximo do seu roteiro, na 11W 53rd Street. Isto significa que se você estiver subindo a Quinta Avenida e virar à esquerda na 53rd Street, chegará ao museu no número 11 da rua. Se você preferir, pode fazer essa parada.

Continuando a subir a 5th Avenue, ao chegar na 58th Street, você verá a Apple Store do lado direito, o Plaza Hotel do lado esquerdo e o Central Park um pouco mais à frente.

Você entrará no Central Park pelo seu canto inferior direito (sudeste), onde fica o Central Park Zoo. Estude antecipadamente o mapa do parque para decidir o quanto você quer andar dentro dele. Se houver disposição recomendamos conhecer a Bethesda Fountain, aquela fonte com um anjo caminhando sobre as águas, que é um dos pontos mais famosos do Central Park.

Se você tiver parado no MoMA, talvez não consiga explorar o parque, pois já deve passar das 18h e talvez você tenha que retornar ao hotel, jantar e ir a um show da Broadway a noite. Se puder andar pelo parque, vale a pena!

Se for sexta-feira ou sábado e você não tiver parado no MoMA e não quiser conhecer o Central Park, talvez queira ir ao Metropolitan Museum, na Quinta Avenida com a 82th Street. Às sextas e sábados o museu fica aberto até as 21h. A caminhada é muito longa, então recomendamos pegar o metrô na Lexington Avenue (duas quadras à direita da Quinta Avenida para quem está no sentido Norte) e subir até a estação da rua 86, depois descer 4 quadras de volta na Quinta Avenida. No metrô da Lexington Avenue passam as linhas 4, 5 e 6. Você pode usar as estações 59 St ou 68 St. Você conseguirá visitar o museu, mas dificilmente o conhecerá por inteiro, pois o ideal seria ter meio período inteiro só para ele.

Com isto, em um único dia, você terá visto alguns dos pontos turísticos mais famosos de Nova York e do mundo. Um único dia, muito cansaço, mas muita diversão. É imprescindível usar roupas confortáveis e um tênis adequado para caminhar. Intercale momentos de descanso entre as atrações e, eventualmente, substitua alguma caminhada por um trecho do metrô.

Se você não conseguir fazer tudo, não se frustre. Este roteiro tenta ser completo, mas na verdade apresenta opções para você escolher. Após visitar o Top of the Rock, recomendamos ir ao Central Park. Mas se você preferir conhecer o MoMA, já sabe como fazer. Se o seu sonho é ir ao Metropolitan Museum e você der a sorte de ser uma sexta ou sábado, também já saberá como fazer. Se decidir seguir nosso plano original de conhecer o Central Park, com certeza vai gostar!

Tudo dando certo, você terá visto:

- Estátua da Liberdade
- One World Trade Center
- Brooklyn Bridge
- ONU
- South Street Seaport
- Chrysler Building
- The Empire State Building
- St. Patrick's Cathedral
- Radio City Music Hall
- The Plaza Hotel
- Apple Store

e terá efetivamente conhecido:

- Grande Central Terminal
- Times Square
- 5th Avenue (Quinta Avenida)
- Rockefeller Center
- Observatório Top of the Rock
- MoMA (opcional)
- Central Park
- Metropolitan Museum (opcional)

Link para comprar o ingresso do passeio de barco: Skyline Cruise de 90 minutos

Link para comprar o ingresso do observatório do Top of the Rock: https://www.partner.viator.com/pt/11675/tours/Cidade-de-Nova-York/Mirant...

Divirta-se e deixe seu comentário se este roteiro tiver sido útil para você.

Boa viagem à Nova York!