St. Patrick's Cathedral

Construída entre 1858 e 1878, inaugurada em 1879, a St. Patrick's Cathedral é a maior catedral católica dos Estados Unidos e talvez o templo religioso mais famoso de Nova York.

St. Patrick's Cathedral by Andry Cross (https://www.flickr.com/photos/andyinnyc/)

Endereço: 
5th Avenue, entre a 50th e 51st Streets
Horário: 
Diariamente, das 7h30 às 20h30
Ingresso: 
Gratuito

Maior igreja católica dos Estados Unidos, a St. Patrick's Cathedral encontra-se na Quinta Avenida, entre as ruas 50th e 51st, em meio aos grandes prédios e lojas que fazem parte do local. Construída a partir do estilo gótico de arquitetura, a igreja se destaca por suas torres grandiosas, que possuem quase cem metros de altura e que em conjunto com a estrutura do monumento fazem da catedral um ponto turístico muito interessante de ser conferido durante o passeio pela Quinta Avenida.

História

Sede da Arquidiocese Católica de Nova York, a St. Patrick's Cathedral foi construída entre os anos de 1858 e 1878 pelo arquiteto James Renwick, sendo posteriormente inaugurada e tendo a sua primeira missa realizada no ano seguinte, em 1879. Dez anos após o término de sua construção, foi decidido que seriam anexadas torres na fachada oeste do local e, em 1901, ela recebeu outra anexação, a Lady Chapel, em português, Capela da Virgem Maria.

Considerada um Marco Histórico Nacional desde o ano de 1976, a Catedral já recebeu visitas ilustres, como por exemplo, o Papa João Paulo II, em 1979, e o Papa Francisco, em 2015, o que ressalta a sua importância como um dos principais templo religiosos de Nova York.

Recentemente, em 2012, a igreja passou por um amplo processo de restauração que durou cerca de três anos e custou aproximadamente US$ 175 milhões. Durante o processo, os mais de três mil painéis e os 75 vitrais que estão no interior da catedral foram restaurados, tornando o seu interior ainda mais bonito e exuberante.

O que ver na St. Patrick's Cathedral?

Visitada anualmente por mais de cinco milhões de turistas, a catedral e o seu estilo gótico contrastam com a modernidade dos prédios ao redor, incluindo o Rockefeller Center, que se encontra bem próximo. Logo ao avistar a igreja, os visitantes se deparam com os seus grandes portões, que pesam mais de 8 toneladas e são capazes de demonstrar a grandiosidade e imponência do local.

No interior da catedral, que tem capacidade para mais de duas mil pessoas, é possível apreciar seus vitrais coloridos e painéis espalhados por todo o local. Outro destaque importante fica por conta do altar da igreja, que é decorado com um belíssimo quadro de Nossa Senhora de Guadalupe. Também próximo ao altar, mais ao fundo da catedral, se encontra um busto do Papa João Paulo II, criado para homenagear a visita que o então líder mundial da Igreja Católica fez a igreja.

Antes de encerrar a visita, é interessante conferir a grande escultura de La Pietà, uma representação da Virgem Maria, feita pelo escultor William O. Partridge, que se encontra ao lado da Lady Chapel.