The Cloisters

The Cloisters é um museu que exibe a arte e arquitetura da Europa Medieval

The Cloisters by Paweł Drozd on Wiki Drozdp - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4049303

Endereço: 
99 Margaret Corbin Drive, Fort Tryon Park, Washington Heights, Manhattan, New York City

The Cloisters é uma extensão do Metropolitan Museum of Art de Nova York, dedicado exclusivamente a peças e obras medievais. Bem diferente dos outros museus da cidade, o local possui exposições muito interessantes para aqueles que se interessam por esse período histórico, sendo assim um passeio imperdível para os visitantes que buscam por um programa cultural e enriquecedor.

The Cloisters fica em Uptown Manhattan, no Fort Tryon Park, no bairro de Washington Heights.

História

Grande parte dos artigos e obras expostos atualmente no museu pertenciam ao escultor e colecionador George Grey Barnard, que era um entusiasta da Era Medieval, e conseguiu acumular uma imensa gama de peças desse período ao longo de sua vida. Contudo, ao enfrentar alguns problemas financeiros, Barnard acabou negociando a sua coleção com o filantropo John D. Rockefeller Jr., que decidiu abrir um espaço dedicado a esse tema em Nova York.

Assim surgiu a ideia de criar o The Cloisters, em meados da década de 30. A localização do museu foi definida em um terreno que já pertencia a Rockefeller Jr., o que tornou necessário apenas que fossem feitas algumas mudanças estruturais para que a construção adquirisse o estilo medieval europeu desejado para sediar um museu sobre esse período.

Além do museu, os seus arredores também foram cuidadosamente planejados para combinar com o estilo medieval da construção. O resultado final foi tão impressionante que, desde então, o local já serviu como cenário de vários filmes e é considerado como uma replica praticamente perfeita das antigas abadias franceses e catalãs.

O que ver no The Cloisters?

Com um acervo amplo e variado, de cerca de 5.000 artefatos, incluindo quadros, tapeçarias e objetos do Mediterrâneo e da Europa medieval, a maioria dos séculos XII ao XV (do período Bizantino à Renascença), o museu possui várias galerias e exposições interessantes, sendo indicado reservar ao menos algumas horas para conseguir conhecer e apreciar o local.

Entre as obras de maior destaque, estão um conjunto de tapeçarias de origem holandesa, confeccionadas no século XV. Nomeadas como "A caça do unicórnio", elas retratam a perseguição a um unicórnio de uma forma bastante característica da Idade Média, tendo sido adquiridas por Rockefeller Jr. por um preço altíssimo para a época, o que as colocam entre as peças mais valiosas do museu.

O museu também possui em exposição artigos pouco convencionais, como por exemplo, a tumba de um nobre espanhol, o Conde de Urgell, que viveu durante o século XII. Para descobrir mais sobre as peças expostas, uma boa opção é agendar a visita com um guia, porém, é recomendado que os visitantes que escolherem essa modalidade compreendam o inglês de forma fluente.

Além de conhecer o interior do museu, os turistas também não podem deixar de reservar alguns minutos para caminhar pelos jardins do local, onde foram cultivadas mais de duzentas espécies de flores e plantas que eram comuns nos jardins dos monastérios europeus, tudo isso para tornar a experiência dos visitantes ainda mais autêntica e surpreendente. Seus jardins foram plantados de acordo com informações obtidas de manuscritos e artefatos da época medieval.

O ingresso pago para visitar o Metropolitan Museum vale para visitar o The Cloisters no mesmo dia (e vice-versa). Porém, se você pretende fazer esse passeio nos dois museus em um dia, programe-se corretamente, pois o The Cloisters fica lá em cima no norte de Manhattan (e não é tão rápido chegar lá).

Horário:

Segunda-feira: fechado

- De março a outubro:
Terça a domingo: das 9h30 às 17h15

- De novembro a fevereiro:
Terça a domingo: das 9h30 às 16h45

(Fechado no Dia de Ação de Graças, no Natal e no Ano Novo)

Preço:

A tarifa do The Cloisters inclui o ingresso, no mesmo dia, ao Metropolitan Museum (e vice-versa)

Preço sugerido

Adultos $25
Maiores de 65 anos $17
Estudantes $12
Crianças até 12 anos (acompanhadas por um adulto) - Gratuito