Union Square

Union Square é uma importante praça novaiorquina, cheia de vida e história, onde é possível assistir a artistas de rua, manifestações culturais e movimentos populares

Union Square, NYC, por David Robert Bliwas (https://www.flickr.com/photos/oneworldgallery/)

Endereço: 
Union Square Park, 201 Park Ave S, New York, NY 10003

Union Square é uma praça bastante conhecida em Nova York, localizada ao longo da Park Avenue, entre as ruas 14th e 17th. Muito visitado todos os dias, principalmente no verão, o lugar possui um ambiente agradável e repleto de atividades interessantes, além de ter uma localização estratégica, próximo de várias lojas e restaurantes. Sendo assim, é uma boa opção de passeio para o fim de tarde após um dia de compras.

História

A Union Square começou a ganhar os contornos de uma praça em meados do século XIX, quando foi construída uma grande fonte no local, a qual se tornou uma referência importante dessa vizinhança pela população novaiorquina. Anos mais tarde, os paisagistas Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux foram escolhidos para desenvolver um novo projeto para a praça, que ganhou novas árvores e uma área verde mais ampla.

A partir dos anos de 1980, ficou definido que a praça precisava passar por um amplo processo de reformas, que ampliasse as áreas de lazer e tornasse o local mais atrativo para os seus visitantes. Isso veio a acontecer apenas a partir de 2008, quando a praça passou por uma revitalização completa e transformadora, que melhorou bastante as suas dependências.

Além disso, é importante destacar que desde 1997 a praça é considerada um patrimônio histórico nacional do país, o que a estabeleceu como um dos cartões postais de Nova York.

O que fazer na Union Square?

Essa é uma praça que se destaca pela diversidade e por representar muito bem a pluralidade da população novaiorquina. Ao passear pelo local, os visitantes encontram muitos artistas de rua, apresentações culturais e feiras, o que permite que os turistas conheçam um pouco mais sobre o estilo de vida da cidade, indo além dos pontos turísticos mais conhecidos.

Alguns dias da semana, a praça recebe a famosa feira Greenmarket, que vende muitos produtos e alimentos orgânicos, sendo assim uma boa alternativa para quem curte programas gastronômicos e a possibilidade de provar alimentos típicos locais.

Por outro lado, a praça também possui uma vasta área verde, ideal para relaxar em meio ao cenário urbano e cosmopolita da cidade, ou praticar atividades físicas nas quadras esportivas esplalhadas pela extensão da praça. Durante a visita ao local, os turistas podem aproveitar ainda para tirar fotos da famosa estátua do primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, que foi criada no século XIX pelo artista Henry Kirke Brown, e se encontra na praça desde o ano de 1856. Na praça também é possível ver as estátuas de Abraham Lincoln, Mohandas Gandhi e Marquis de Lafayette.