Wall Street

Wall Street é a rua onde estão algumas das instituições financeiras mais importantes do mundo, incluindo a Bolsas de Valores de Nova York e a NASDAQ

Wall Street por htmvalerio (https://www.flickr.com/photos/htmvalerio/)

Endereço: 
Wall Street, Nova York

Localizada na região do Lower Manhattan, no chamado Financial District, a Wall Street é o ponto mais importante do sistema financeiro norte-americano e onde decisões capazes de afetar todo o planeta são feitas diariamente. Essa mescla de poder e relevância que descreve o local tem despertado o interesse de um número cada vez maior de visitantes, que transformaram essa rua em um dos pontos turísticos mais visitados de Manhattan.

História

Segundo os historiadores, o local já se destacava como um importante centro de trocas comerciais desde meados do século XVII, quando os colonos que habitavam a região tomavam as ruas para comprar e negociar títulos e ações. Esse nome teria surgido nas décadas seguintes quando foi necessário construir um grande muro no local para garantir a segurança dos colonos em relação aos nativos indígenas que ainda habitavam a cidade nesse período.

Além de ser um importante centro financeiro, o local também possui uma grande relevância política e histórica, pois foi lá que o primeiro presidente dos EUA, George Washington, tomou posse em 1789, logo após o fim da Guerra de Independência. A famosa Declaração de Direitos, muito importante na história norte-americana, também foi lançada no local.

Durante o século XIX, os principais bancos e instituições financeiras do mundo se instalaram ao longo da rua, o que contribuiu para estabelecer o local definitivamente como o centro financeiro de Nova York e dos Estados Unidos.

O que fazer na Wall Street?

Os turistas que visitam a rua podem aproveitar para tirar fotos nos principais edifícios, incluindo a Bolsa de Valores de Nova York e o Federal Reserve Bank. Aqueles que se interessam a fundo pelo mercado financeiro podem ainda visitar o Museu das Finanças Americana, o qual explica um pouco mais sobre a história financeira dos Estados Unidos, incluindo informações sobre a bolsa de valores e o mercado de ações.

Porém, o ponto preferido dos turistas que passam pelo local é, sem dúvidas, a estátua Charging Bull, mais conhecida como o famoso touro da Wall Street. Esculpida em bronze pelo artista Arturo Di Modica, a estátua possui mais de três toneladas e foi feita para representar a força e o poder financeiro do local. Atualmente, muitos acreditam que tirar uma foto com o touro é capaz de trazer sorte e dinheiro, sendo esse um dos motivos pelo qual milhares de turistas incluem esse local em seus roteiros de viagem.