Washington Square Park

Washington Square Park é um dos parques mais tradicionais de Nova York, além de um dos mais seguros da cidade. Visite-o e conheça sua fonte e o Arco de Washington

Washington Square Park por Shinya Suzuki ()https://www.flickr.com/photos/shinyasuzuki/

Endereço: 
Washington Square Park, Manhattan, Nova York

Com uma área verde de cerca de quatro hectares, o Washington Square Park é um dos parques mais visitados de Nova York, tanto pela sua beleza, como também pela ótima localização, pois ele fica na região do Greenwich Village, no final da famosa Quinta Avenida. Além de receber muitos turistas, o parque também é um ponto de encontro entre os nova-iorquinos pois oferece rede de Wi-Fi gratuita e uma excelente infraestrutura.

História

Nomeado em homenagem ao primeiro presidente da história dos Estados Unidos, George Washington, o Washington Square Park foi inaugurado em 1871, período histórico em que vários parques e espaços de proteção ambiental foram criados na cidade de Nova York para servir como contraposição aos prédios e às construções que eram erguidas paralelamente em Manhattan.

Já no século XX, o responsável pela manutenção do parque, Robert Moses, decidiu reestruturar o local, adicionando uma nova fonte e ampliando o parque. Essas reformas demoraram quase trinta anos a saírem do papel, pois parte da população nova-iorquina era contrária as mudanças propostas por Moses.

Em 2007, uma situação parecida voltou a ocorrer: o Departamento de Parques e Recreação de Nova York, responsável pela gestão do local, elaborou um amplo projeto de renovação para o lugar, com um orçamento superior a US$ 15 milhões. No início, o projeto sofreu algumas rejeições, pois temia-se que o parque fosse perder o seu estilo informal e intimista após as reformas. Contudo, as mudanças acabaram sendo aceitas e hoje em dia o local está ainda melhor e mais moderno.

O que fazer no Washington Square Park?

Os turistas que visitam o parque podem aproveitar para realizar caminhadas, andar de bicicleta, fazer um lanche nas barracas de comida tipicamente nova-iorquinas ou ainda jogar uma partida de xadrez nas mesas que ficam espalhadas pelo local. As crianças, por sua vez, podem brincar nas áreas de playground, que contam com vários brinquedos recreativos para crianças de diferentes idades.

Sobre o xadrez, especificamente, no Washington Square Park ficam alguns jogadores que jogam o "blitz chess", ou xadrez relâmpago, uma partida de 5 minutos que geralmente vale US$ 5,00 (quem ganhar, leva). Para quem gosta de xadrez, é uma atração à parte. Assista uma partida neste link: https://www.youtube.com/watch?v=EenNYP8xX-I

Dependendo da época do ano, o local também promove atividades culturais como espetáculos de dança, shows e peças teatrais, sendo possível acompanhar a agenda completa de atividades no site da NYC Parks.

Além disso, o parque possui alguns monumentos interessantes para conhecer e tirar fotos, como uma estátua do herói italiano Giuseppe Garibaldi e o conhecido Arco de Washington, feito também em homenagem ao ex-presidente norte-americano, sendo esse o maior símbolo do parque e uma atração que já apareceu em diversos filmes e programas de televisão.

Anterior
Wall Street
Próximo
Whitney Museum